PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
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dc.creatorSilva, Lucas Barbosa-
dc.date.accessioned2021-12-20T17:57:48Z-
dc.date.available2021-12-20T17:57:48Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3612-
dc.description.abstractThe following work focuses on the relationship between educational policies and History teaching in the municipal education system in Goiânia, Goiás. We seek to understand how were implemented the Common National Curriculum Base (BNCC), approved in 2018, in the education system in the municipality of Goiânia, the guidelines were summarized in the Expanded Curricular Document of Goiás (DCGO). We hypothesize that the re-emergence of national conservatism, the international contexts of neoliberal pressures, as well as the organization of school education in cycles in the municipality of Goiânia, promote challenges to the teaching of history in the municipality of Goiânia. Methodologically, we carried out bibliographical research to understand the genealogy of educational policies in Brazil, later on, we will analyze the Common National Curriculum Base approved in 2018 and the DCGO – Expanded. And, finally, we conducted interviews with professors, who acted as administrative technicians, during the construction of the DCGO. The path enabled the historiographical construction of the process, within the modality of the History of Time-Present, using primary sources.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase curricularpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectCiclos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação municipalpt_BR
dc.title"Não somos mais uma comunidade tradicional, somos uma metrópole”: as relações entre políticas educacionais e ensino de história em Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2088-4408pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Maria Madalena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5961380656063527pt_BR
dc.contributor.referee2Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como tema as relações entre as políticas educacionais e o ensino de História na rede municipal de educação em Goiânia, Goiás. Buscamos compreender, como se deu o processo de implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aprovada em 2018 na rede municipal de educação do município de Goiânia, cujas diretrizes foram sintetizadas no Documento Curricular de Goiás Ampliado (DCGO). Hipotetizamos que a reemergência do conservadorismo nacional, os contextos internacionais de pressões neoliberais, bem como a organização da educação escolar em ciclos do município de Goiânia, promovem desafios ao ensino de história no município de Goiânia. Para tal empreitada, metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreender a genealogia das políticas educacionais no Brasil, posteriormente, analisamos a Base Nacional Curricular Comum aprovada em 2018 e o DCGO – Ampliado. E, por fim, realizamos entrevistas com professores, que atuaram como técnicos administrativos, durante a construção do DCGO. O percurso possibilitou a construção historiográfica do processo, dentro da modalidade da História do Tempo-Presente, utilizando fontes primárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8907024214079720pt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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