Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Lucas Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T17:57:48Z | - |
dc.date.available | 2021-12-20T17:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3612 | - |
dc.description.abstract | The following work focuses on the relationship between educational policies and History teaching in the municipal education system in Goiânia, Goiás. We seek to understand how were implemented the Common National Curriculum Base (BNCC), approved in 2018, in the education system in the municipality of Goiânia, the guidelines were summarized in the Expanded Curricular Document of Goiás (DCGO). We hypothesize that the re-emergence of national conservatism, the international contexts of neoliberal pressures, as well as the organization of school education in cycles in the municipality of Goiânia, promote challenges to the teaching of history in the municipality of Goiânia. Methodologically, we carried out bibliographical research to understand the genealogy of educational policies in Brazil, later on, we will analyze the Common National Curriculum Base approved in 2018 and the DCGO – Expanded. And, finally, we conducted interviews with professors, who acted as administrative technicians, during the construction of the DCGO. The path enabled the historiographical construction of the process, within the modality of the History of Time-Present, using primary sources. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Base curricular | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ciclos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Educação municipal | pt_BR |
dc.title | "Não somos mais uma comunidade tradicional, somos uma metrópole”: as relações entre políticas educacionais e ensino de história em Goiânia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marinho, Thais Alves | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2088-4408 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9094700593263241 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Maria Madalena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5961380656063527 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho tem como tema as relações entre as políticas educacionais e o ensino de História na rede municipal de educação em Goiânia, Goiás. Buscamos compreender, como se deu o processo de implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aprovada em 2018 na rede municipal de educação do município de Goiânia, cujas diretrizes foram sintetizadas no Documento Curricular de Goiás Ampliado (DCGO). Hipotetizamos que a reemergência do conservadorismo nacional, os contextos internacionais de pressões neoliberais, bem como a organização da educação escolar em ciclos do município de Goiânia, promovem desafios ao ensino de história no município de Goiânia. Para tal empreitada, metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreender a genealogia das políticas educacionais no Brasil, posteriormente, analisamos a Base Nacional Curricular Comum aprovada em 2018 e o DCGO – Ampliado. E, por fim, realizamos entrevistas com professores, que atuaram como técnicos administrativos, durante a construção do DCGO. O percurso possibilitou a construção historiográfica do processo, dentro da modalidade da História do Tempo-Presente, utilizando fontes primárias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.relation.references | A RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL DO BRASIL: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. 1932. Disponível em: http://www.convenio1931.ence.ibge.gov.br/web/ence/Libania_ReconstEducBrasil.pdf ACOSTA, Tássio. BNCC e o Ensino de História: A Gente Não quer só Comida, a Gente quer Saída Para Qualquer Parte. Pedagogia em Foco, Iturama (MG), v. 15, n. 13, p. 27-42, jan./jun. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/421-2061-2-PB.pdf ANHORN, C.T.G.; COSTA, W. Currículo de História, Políticas da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 127-146, jan./abr. 2011 BANDEIRA, Moniz. O Golpe de 64 como fenômeno de política internacional. In: TOLEDO, Caio Navarro de (org.). 1964: visões críticas do golpe: democracia e reformas no populismo. Campinas, Editora da UNICAMP, 1997. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Terceira versão. Ministério da Educação: Brasil, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: outubro. 2021. BRASIL. Lei 4.024/1961, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf. Acesso em: abr. 2020. BRASIL. Lei Federal 5.692/1971. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco. pro.br/l5692_71.htm. Acesso em: abr. 2020. BRASIL. Lei 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: abr. 2020. BRASIL. Lei 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 08/10/2021. BRASIL. Constituição Federal do Brasil (com Emenda 59/09). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: abr. 2020 BOURDIEU, Pierre. Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984 CHACÓN, Juan Alberto Castro. Políticas Públicas Educacionais em Goiás: neocoronelismo, imposição e colonialidade do saber. v. 3 n. 1 (2016): Interdisciplinaridade na Educação: redimensionando práticas pedagógicas. FREITAS, Felipe Silva De. “Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio”: As ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica. 2021. 215 p. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. GOIÂNIA, Secretaria Municipal (SME). Projeto Escola para o Século XXI. Gestão 1997-2000. GOIÂNIA, Secretaria Municipal (SME). Plano de Ação. 1998 – 2000. Goiânia, 1998-b GOIÂNIA, Secretaria Municipal (SME). Relatório Anual de Atividades 1998. Goiânia, 1998-c. GOIÂNIA, Secretaria Municipal (SME). (2002). Ações e Concepções. 2001-2004. GOIÂNIA, Secretaria Municipal (SME) (2002). Organização do ano letivo/2003. GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação de Goiás, 2011c. Disponível em: http://www.see.go.gov.br/especiais/pactopelaeducacao/. Acesso em: 10 nov. 2021. HILSDORF, Maria Lucia Spedo. Histórias da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Cengage Lerarning, 2017. JORNAL DA UNICAMP - Edição Web. Base Curricular é conservadora, privatizante e ameaça autonomia, avaliam especialistas - Processo de construção da BNCC é marcado por divergências. Seg 04 dez 2017 - ESPECIAL. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2018. LOPES, A.C.;MACEDO, E.Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.p. 184-215. MARIANI, Bethania; DIAS, Juciele Pereira. A Leitura na Educação à Distância: Perspectivas e deslocamentos do ponto de vista discursivo. In: SCHERER, Amanda; MEDEIROS, Caciane Souza. OLIVEIRA, Simone (Orgs.). Linguística de nosso tempo: teorias e práticas. Santa Maria: Editora UFSM. 2018. MENEZES, Mindé Badauy de (1994). Secretaria Municipal de Educação: um projeto pedagógico fundado na transformação do cotidiano. Universidade e Sociedade. Brasília, ano 4, n.7, jun. MUNDIM, Maria Augusta Peixoto (2002). A Rede Municipal de Ensino de Goiânia e a implantação dos Ciclos de formação (1997-2000). Dissertação de Mestrado. UFG/GO. NOGUEIRA, Luciana; DIAS, Juciele Pereira. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em disputa na lógica das competências. 2018. Revista Investigações – Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. V. 31, n. 2 (2018). PORCIÚNCULA, Zenith Pires de Moraes (2002). “Os ciclos de formação” em escolas municipais de Goiânia: da integração proposta à integração possível. Dissertação de Mestrado. UCG/GO QUIJANO, A. Des/colonialidad y bien vivir. Lima: Editorial Universitaria, 2014. RINALDI, Renan Amauri Guaranha. Missões, colégios e aldeamentos jesuíticos no Brasil Colônia: ocupação territorial das Capitanias do Sul (1549-1759). 2014. 149 p. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2014 SANTOS, M.A.; RIBEIRO; S.L.S.; ONÓRIO, W.O. Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 961-978, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14326/9795 SILVA, Mariza Vieira da. Uma Base Nacional Curricular Comum para a leitura nas escolas brasileiras: a política e o político. In: Flores, G. B. et. al (Orgs.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. 1ed. Campinas: Pontes Editora, 2017, v. 3, p. 315-332. SILVA, Mariza Vieira da. Estado, escola, língua: unidades divididas. In: Orlandi, E. et al. (orgs.) Linguagem, instituições e práticas sociais. Pouso Alegre: Univás, 2018. p. 103- 117 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8907024214079720 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Corrigida para Postagem - Lucas B. Silva.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador