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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3599
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Costa, Marina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T16:19:05Z | - |
dc.date.available | 2021-12-20T16:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3599 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Curso de pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Identidade | - |
dc.subject | PUC Goiás | - |
dc.title | Curso de pedagogia: identidade e trajetória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2220-9932 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736362178244406 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nascimento Júnior, Raimundo Nonato | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4096753929344032 | - |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7837548407040373 | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO O curso de Pedagogia teve a sua criação no Brasil em 1930, sendo que no intervalo entre a Década de 1930 e 1970, foi um período de intensas regulamentações no sentido de definir a identidade do curso. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) esteve à frente nas revoluçõesque culminou o encontro da identidade do curso de Pedagogia, em que visa, historicamente, qualificar os projetos dos cursos de Licenciatura e na defesa da qualidade da Educação Básica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores, sua história e desafios, objetivando analisar a identidade e trajetória do curso de Pedagogia no Brasil, bem como o curso de Pedagogia na PUC/Goiás. Para isto, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, utilizando artigos científicos de revistas de alto fator de impacto, onde trata do assunto de interesse, bem como documentos históricos que tratam da história do curso de Pedagogia. Palavras-Chave: Formação de professores;curso de Pedagogia, Projeto Institucional; PUC Goiás. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.relation.references | REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Zeneide CM. Curso de Pedagogia: um protagonista em busca de sua identidade. Cadernos da Educação, v.1, n.3, p.1-9,1995. ___________. História e memória: um resgate da trajetória do curso de pedagogia e da faculdade de filosofia, ciências e letras da Universidade Católica de Goiás. p. 1-11, 2002. ANFOPE. Documento Final do 15º Encontro Nacional. 2010. Disponível em: http://www.gppege.org.br. Acesso em 7 out. 2021. ___________Documento Final do VII Encontro Nacional. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/7%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1994.pdf. Acesso em 7 out. 2021. ___________Documentos Finais dos V, VI, VII, VIII, IX, X e XI Encontros Nacionais da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Brasília, 2002. Disponível em: www.lite.fae.unicamp.br/anfope. Acesso em 7 out. 2021. BRASIL. Decreto-lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em 6 out. 2021. __________Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Brasília. __________Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em 6 out. 2021. __________Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n.252/69. Estudos pedagógicos superiores. Brasília, p.101-117, 1969. __________Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.Base Nacional Curricular Comum.Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 nov. 2021. BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2002. ___________A formação do professor para o início de escolarização. Goiânia: Ed. UCG, 1987. ___________Proposta de reformulação do Curso de Pedagogia da UCG. Goiânia, 1985. Mimeo. CONARCFE. Coletânea de documentos. São Paulo: Coordenação Nacional, Mimeo,1983-1988. ___________Documento final do I Encontro Nacional do Projeto de Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação. Belo Horizonte, 1983. Impresso. ___________Documento final do IV Encontro Nacional. Belo Horizonte: Comissão Nacional, Mimeo, 1989. EFPH. Projeto Pedagógico da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) - PUC Goiás: compromisso com a formação humana e com a educação em suas interfaces com o ensino, com a pesquisa e com a extensão. 2019. Disponível em:https://sistemas.pucgoias.edu.br/sistemas/concursos/editais/692019-prograd/1564774560229_ppe-efph-1.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021. __________Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2018. Disponível em:file:///C:/Users/eliez/Downloads/PPC-Pedagogia-Versao-Final-06abril%20%20%202020%20(1).pdf. Acesso em: 11 nov. 2021. GRAÇAS LEAL, Simone; BORGES, Maria Célia; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. Discussão sobre formação de professores, inicial e continuada e a relação com a nova BNCC. Educação e Fronteiras, v. 9, n. 26, p. 6-21, 2019. MICHALOVICZ, Cátia Corrêa. CFE e as habilitações no curso de pedagogia: a divisão do trabalho na escola. In: Congresso Nacional de Educacional, v.12, n.1, 2015. MILANI, Michael Flores; GOMES, Gabriel Vielmo; SILVA SOUZA, Maristela. O atual cenário da formação docente no Brasil: os desdobramentos da BNCC nos cursos de licenciatura. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1-18, 2021. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Projeto Pedagógico Curso de Pedagogia.Disponível em:https://sites.pucgoias.edu.br/home/wp-content/uploads/2013/10/PPCPEDAGOGIA2011.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021. SILVA, Kátia Braga. A formação inicial de professores em Cursos de Pedagogia: contribuições para a educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, 2017. SIQUEIRA, Romilson Martins. Escola de Formação de Professores da PUC Goiás: opção política e estratégica de gestão e inovação da universidade na construção de um projeto de formação de professores. In:Reflexões e proposições do Projeto Pedagógico da EFPH, 2018. ___________Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás: um projeto político em construção. Revista Formação em Movimento, v. 1, n. 2, p. 503-520, 2019. SOKOLOWSKI, Maria Teresa. História do curso de Pedagogia no Brasil. Comunicações, v. 20, n. 1, p. 81-97, 2013. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
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