PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3527
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação estrutura-atividade de marcadores vegetais com propriedades antidepressivas
Autor(es): Silva Neto, Jonas Ferro da
Souza, Luisa Nunes
Primeiro Orientador: Silva, Vinicius Barreto da
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Ricardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Blanch, Graziela Torres
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Disturbio Depressivo Maior (DDM) afeta mais de 350 milhões de indivíduos, sendo a principal causa de incapacitação e de mortes por suicídio em todo mundo. Antidepressivos possuem mecanismos de ação que consistem na modulação de monoaminas no cérebro. Por exemplo, a inibição da monoamina oxidase (MAO) do tipo A costuma estar associada a diminuição dos sintomas depressivos. Apesar de já existirem medicamentos com múltiplos mecanismos de ação, aproximadamente um terço dos pacientes não respondem apropriadamente ao curso terapêutico de, pelo menos, três fármacos antidepressivos. Devido a essa dificuldade, cada vez mais cresce o interesse em terapias alternativas, como fitoterápicos. Dessa forma, o estudo em questão descreve as propriedades estereoeletrônicas dos marcadores químicos de três espécies vegetais: Rhodiola Rosea, Kielmeyera coriacea e Banisteriopsis caapi, as quais possuem a capacidade de inibir a MAO-A e são utilizadas popularmente para diminuir os sintomas depressivos. Dessa forma, após a modelagem dos marcadores vegetais, as propriedades estereoeletrônicas dos compostos vegetais foram comparadas tridimensionalmente com as características dos fármacos inibidores da MAO-A a partir da estratégia de modelagem por farmacóforo. O alinhamento dos marcadores das três espécies vegetais com os inibidores seletivos e reversíveis da MAO-A revelou o compartilhamento de uma característica aromática e pelo menos um aceptor de ligação de hidrogênio, revelando que tais marcadores preservam as características estereoeletrônicas observadas nos inibidores da MAO-A. Assim, conclui-se que, a partir de estudos de relação estrutura-atividade, as espécies vegetais abordadas apresentam moléculas com potencial terapêutico contra a depressão por meio da inibição da MAO-A.
Palavras-chave: Modelagem molecular
Plantas medicinais
Kielmeyera coriacea
Banisteriopsis caapi
Rhodiola rosea
Depressão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3527
Data do documento: 22-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG_JL_2021.pdf263,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador