PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3505
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação fonoaudiológica no processo de inclusão de educandos surdos do ensino fundamental na escola regular
Autor(es): Castro, Alice Tavares de
Primeiro Orientador: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee2: Perini, Thelma Iris
Resumo: RESUMO: Introdução: Sabe-se que a inclusão escolar não é simples e que mesmo com políticas públicas que garantem o direito ao surdo de estudar em uma escola inclusiva, são muitos os obstáculos e os desafios que envolvem este processo. Objetivo: analisar a atuação fonoaudiológica no processo de inclusão de educandos surdos do ensino fundamental na escola regular. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa do tipo revisão bibliográfica que teve como procedimentos e instrumentos para coleta de dados a busca de periódicos indexados em bases de dados. Os critérios de inclusão foram pesquisas dos últimos 05 anos, nacionais, com fonoaudiólogos na elaboração da pesquisa e educandos surdos do ensino fundamental incluídos em escolas regulares. Resultados: foram divididos em área de formação dos autores, ano de publicação, Unidade Federativa, tipo de pesquisa, tipo de escola, descrição do educando surdo e recursos abordados pelas pesquisas, e descrição das ações realizadas pelo fonoaudiólogo na pesquisa. Discussão: a análise dos dados expostos demonstra que a Fonoaudiologia tem um campo muito amplo quanto ao tema proposto. Também foi observada a necessidade de serem realizadas pesquisas na área da inclusão de educandos surdos, demonstrando as potencialidades das mais diversas áreas do trabalho fonoaudiológico. Conclusão: os objetivos foram plenamente alcançados e com isso fica comprovada a potencialidade e necessidade da Fonoaudiologia na inclusão do educando surdo do ensino fundamental na escola regular.
Abstract: ABSTRACT: Introduction: It is known that school inclusion is not simple and that even with public policies that guarantee the right of the deaf to study in an inclusive school, there are many obstacles and challenges that involve this process. Objective: to analyze the speech therapy role in the inclusion process of deaf students in elementary school in regular school. Objective: analyze the speech therapy role in the inclusion process of deaf students in elementary school in regular school. Methods: this is a qualitative and quantitative research of the bibliographic review type, which had as procedures and instruments for data collection the search for journals indexed in databases. The inclusion criteria were researches from the last 05 years, national, with speech therapists in the elaboration of the research and deaf students of elementary school included in regular schools. Results: they were divided into the authors' education area, year of publication, Federative Unit, type of research, type of school, description of the deaf student and resources covered by the research, and description of the actions carried out by the speech therapist in the research. Discussion: the analysis of the exposed data demonstrates that Speech Therapy has a very broad field regarding the proposed theme. It was also observed the need to carry out research in the area of inclusion of deaf students, demonstrating the potential of the most diverse areas of speech therapy work. Conclusion: the objectives were fully achieved and with this, the potential and necessity of Speech Therapy in the inclusion of deaf students in elementary school in regular school is proven. Key words: speech therapy, inclusion, regular school, regular education, inclusive education, deaf, deaf, hearing impairment, elementary school, teacher.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3505
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC aLICE CASTRO FONOAUDIOLOGIA.pdf262,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador