PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Redes sociais digitais e os impactos na socioeconomia global: um estudo de caso do Facebook
Autor(es): Macário, Caroliny Elias
Primeiro Orientador: Leite, Aline Tereza Borghi
metadata.dc.contributor.referee1: Alarcon, Danillo
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Leandro Bernardes
Resumo: O advento da internet e das redes sociais definitivamente modifica as relações sociais e econômicas no contexto da globalização. Dessa maneira, entender como funcionam as empresas multinacionais que fornecem as redes sociais digitais, a exemplo do Facebook, é de extrema importância para esclarecer os processos e impactos dessa nova realidade. Objetiva-se nesse trabalho compreender a influência do marketing dentro das corporações multinacionais e até mesmo no âmbito doméstico no que concerne o governo e a sociedade. A pesquisa é qualitativa por meio de estudo de caso da empresa Facebook sob a égide da corporação como multinacional e rede social digital revolucionária e, as pesquisas são paltadas em artigos científicos e obras de estudiosos da área. Por meio da análise conceitual é explorado o significado das Corporações Multinacionais e o advento da Responsabilidade Social Corporativa e do Marketing Internacional, no que se refere ao funcionamento desses nas corporações. Portanto, através dos conceitos trazidos foi possível entender que o Facebook liderou os avanços no que se refere as mídias sociais, inovou conforme as tecnologias da informação foram avançando e soube captar algorítimo inteligentes para promover o branding das grandes empresas e se destacou no Vale do Silício ao monetizar por meio de publicidade. Conclui-se, portanto, que a revolução na sociedade, com a digitalização das relações interpessoais, afeta diretamente a economia, politica e a sociedade. O Facebook, portanto, impacta diretamente a socioeconomia, uma vez que proporciona um novo acesso dos consumidores as empresas, modificando ou criando tendências de mercado e, assim, impacta diretamente a economia e a sociadedade do mundo inteiro, uma vez que sua abrangência de atuação é global.
Abstract: The arrival of the internet and social media has changed social and economic relationships in the context of globalization. In this way, understanding how the multinational companies that provide digital social networks, an example from Facebook, is extremely important to clarify social processes and impacts of this new reality. The objective of this work was to understand the reach of marketing within multinational corporations and even in the domestic sphere regarding the government and a society. The research is qualitative through a case study of the company Facebook under the aegis of the corporation as a multinational and revolutionary digital social network, and the research was based on scientific articles and works by scholars in the area. Through conceptual analysis, the meaning of Multinational Corporations and the advent of Corporate Social Responsibility and International Marketing was explored, regarding their functioning in corporations. Therefore, through the concepts brought up, it was possible to understand that Facebook led the advances in terms of social media, innovated as information technologies were advancing and knew how to capture intelligent algorithms to promote the branding of large companies and stood out in Silicon Valley when monetizing through advertising. Furthermore, it is concluded that the revolution in society, with the digitalization of interpersonal relationships, directly affected the economy, politics, and society. Facebook, therefore, directly impacted a socio-economy, as it provided new access for consumers to the companies, modifying or creating market trends and, thus, directly impacting the economy and society around the world, since its scope of action it is global.
Palavras-chave: Redes sociais digitais
Facebook
Corporações multinacionais
Marketing
Digital social networks
Multinational corporations
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3502
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINAL - CAROLINY ELIAS MACÁRIO_CAROLINY ELIAS MACÁR.pdf774,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador