PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3463
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Instrumentalidade e serviço social: reflexões em torno da atuação na clínica médica no HUGOL
Autor(es): Castro, Giovanna Oliveira de
Primeiro Orientador: Reis, Danielli da Silva Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Tamara de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Margot Riemann Costa e
Resumo: O presente trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa realizada a partir das experiências de Estágio Supervisionado, que ocorreu no segundo semestre de 2020, no Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage Siqueira – HUGOL, em Goiânia, Goiás. Para tanto, objetivou-se investigar a instrumentalidade como mediação do Serviço Social para a viabilização de direito à saúde na Clínica Médica do HUGOL. Nesse sentido, para aprender a totalidade desse objetivo, buscou-se o arcabouço teórico-metodológico construído ao longo do processo de graduação com as referências bibliográficas e as legislações. Assim, a fim de compreender como o trabalho dos Assistentes Sociais é realizado no HUGOL, primeiramente, procurou-se entender sobre a atuação dos Assistentes Sociais na área da saúde (considerando os parâmetros de atuação do serviço social na saúde), conhecer historicamente a instituição onde a pesquisa foi realizada, investigar os instrumentos utilizados pelo Serviço Social na intervenção que ocorre na Clínica Médica dessa instituição, além de entender e problematizar a Política de Saúde e sua relação com a direção social da profissão no HUGOL, considerando o Projeto Ético-Político. O estudo dessa temática visa ampliar o conhecimento do Serviço Social e dos profissionais da área da saúde. Diante disso, pode-se dizer que o assistente social é um profissional de grande importância para a Política de Saúde, por ser aquele que conecta o usuário à garantia dos seus direitos.
Palavras-chave: Instrumentalidade
Política de saúde
Atuação profissional
Instrumentais
HUGOL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3463
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Giovanna_versão final monografia-2021.02.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador