PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Farmácia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3461
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo in silico da bioatividade da hortelã-pimenta
Autor(es): Santos, Nathalia Rosa
Primeiro Orientador: Silva, Vinicius Barreto da
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Ricardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Leonardo Luiz
Resumo: A hortelã-pimenta, cujo nome científico é Mentha piperita L., pertence ao gênero Mentha da família Lamiaceae. Possui propriedades antimicrobiana, antiespasmódica, anti-inflamatória, antiúlcerosa, antiviral, antiparasitária, antiemética, carminativa, antiprurítica e analgésica já descritas na literatura. Com o objetivo de mapear a bioatividade das moléculas presentes na M. piperita L. através de estratégias in silico (abordagens computacionais), foi realizada a seleção dos marcadores majoritários da M. piperita L. por meio de levantamento bibliográfico, seguida da modelagem das moléculas em representações 2D e 3D, as quais foram empregadas na predição de suas propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas com os programas SwissTargetPrediction, PASS e SEA. Os alvos biológicos e atividades sugeridos para os marcadores químicos da espécie vegetal estão relacionados à fisiopatologia de algumas doenças, incluindo câncer, doença de Alzheimer, no controle da dor e da inflamação e nas dislipidemias. Conclui-se que as moléculas investigadas da M. piperita L. possuem amplo espectro de bioatividade, reforçando seu o potencial terapêutico e permitindo classificá-la como espécie vegetal promissora para pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos contra doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas e neurodegenerativas.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Mentha piperita L.
Modelagem molecular
Farmacologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3461
Data do documento: 22-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG_MP_2021.pdf249,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador