PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Raphaela Cirqueira Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-12-10T11:53:57Z-
dc.date.available2020-12-10T11:53:57Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/345-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleA representação da mulher em propagandas de marcas de lingerie: análise das campanhas Nudes For All (2016), da marca Naja, e Love Yourself (2019), da marca Victoria's Secretpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brisolla, Márcia Regina Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353503822201134pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Murilo Gabriel Berardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875663105993673pt_BR
dc.contributor.referee2Rosenzweig, Patrícia Quitero-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863102169942326pt_BR
dc.description.resumoA publicidade passou por inúmeras transformações ao longo dos anos, especialmente no que tange a representação das mulheres nos anúncios de roupas íntimas. A ascensão do feminismo e a insatisfação com a reprodução de estereótipos colaboraram para questionar o posicionamento das marcas em relação à representação das mulheres nas campanhas publicitárias. Desse modo, o discurso de empoderamento feminino se torna cada vez mais presente em propagandas de lingerie. Esta pesquisa busca identificar as mudanças na representação da mulher em relação aos estereótipos femininos na comunicação das marcas Naja e Victoria’s Secret, analisando as campanhas Nude For All (2016) e Love Yourself (2019). A metodologia focaliza a pesquisa bibliográfica aliada a pesquisa documental e o estudo de caso. A análise de conteúdo consiste no método interpretativo utilizado para analisar o corpus de pesquisa constituído por duas campanhas publicitárias, uma da marca Naja e a outra da marca Victoria’s Secret. Conclui-se que a campanha da Naja enfatiza o empoderamento feminino como uma de suas principais características, tendo em vista que o posicionamento da marca contempla a diversidade e a beleza mais próxima da realidade feminina. O histórico de comunicação da marca Victoria’s Secret indica o endosso aos estereótipos. Entretanto, a campanha Love Yourself apresenta outro conceito ao contemplar a temática da diversidade. Porém, a presença de modelos padronizadas e apenas uma plus size, com corpo mais largo e com curvas, não indica uma mudança no posicionamento da marca, que continua reforçando padrões de beleza ainda inatingíveis para a maioria das mulheres. Compreender as mudanças da sociedade e a influência que estas tem sobre a publicidade constitui um desafio para os profissionais que atuam nessa área, portanto, analisar a publicidade das marcas Naja e Victoria’s Secret possibilita entender como as marcas de lingerie estão se adaptando às mudanças no comportamento de suas consumidoras, que almejam se reconhecer e se identificar com as imagens publicitárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationPublicidade e propaganda-
dc.degree.levelGraduação-
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