PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do EMAS como fator mitigador em uma excursão de pista
Autor(es): Ferreira, João Lucas Nascimento
Primeiro Orientador: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee2: Bukzem, Salmen Chaquip
Resumo: O presente estudo tem como foco a utilização do EMAS (Engineered materials arrestor system) como fator mitigador em uma excursão de pista. O modal aéreo precisa estar a todo momento atualizado em relação ao que existe de mais moderno, buscando otimizar e promover segurança em suas operações a consumidores e prestadores de serviços. Portanto, há a necessidade de aeronaves modernas e infraestruturas que clamam por tecnologias na qual atendam aos níveis necessários de segurança. Diante disso, a crescente demanda no setor aéreo torna a inovação um fator indispensável para o aprimoramento da segurança e promoção de qualidade de vida às pessoas envolvidas. Com base nesse entendimento, buscou-se analisar, principalmente, os problemas que uma excursão de pista traz e mostrar o porquê de o EMAS ser uma opção, mesmo com o seu alto nível de investimento, trazendo economia a quem o adere. Paralelamente, objetivou-se identificar as restrições ainda imposta a essa tecnologia para situações de excursões de pista, uma vez que estas trazem problemas tanto para as pessoas que se acidentam quanto para a imagem das empresas envolvidas, além de enormes danos, muitos destes irreversíveis. Para tanto, procedeu-se à utilização do método de pesquisa exploratório, pois houve a necessidade de uma maior familiarização com o problema, analisando exemplos reais e hipotéticos. Empregou-se como fontes secundárias procedimentos bibliográficos e documentais, vídeos, slides e plantas de projetos. Chegou-se à conclusão de que são factíveis e notórias as mitigações de impactos por meio do EMAS para situações de excursões nas extremidades de uma pista. O uso de métodos tradicionais para diminuir os danos causados gera insegurança e torna a prática ultrapassada diante da nova tecnologia apresentada ao mercado, uma vez que os equipamentos associados a esta possuem elevada eficiência, são seguros e promovem qualidade de vida às pessoas envolvidas na operação. São, em sua maioria, equipamentos projetados para qualquer variação meteorológica, contribuindo para a desaceleração. Contudo, sua efetiva utilização varia de acordo com o tipo de excursão de pista em que a aeronave se submete.
Abstract: This summary reflects the use of EMAS (Engineered materials arrestor system) as a factor of mitigator in a track tour. The air mode needs to be updated at all times in relation to what is most modern, seeking to optimize and promote safety in its operations to consumers and service providers. Therefore, there is a need for modern aircraft and infrastructure that calls for technologies that meet the necessary levels of safety. Therefore, the growing demand in the airline industry makes innovation an indispensable factor for improving safety and promoting quality of life for the people involved. Based on this understanding, we sought to analyze, mainly, the problems that a track excursion brings and show why EMAS is an option, even with its high level of investment, bringing savings to those who adhere to it. At the same time, the objective was to identify the restrictions still imposed on this technology for situations of track excursions, since these bring problems both for people who have accidents and for the image of the companies involved, in addition to enormous damage, many of which are irreversible. Therefore, the exploratory research method was used, as there was a need for greater familiarization with the problem, analyzing real and hypothetical examples. Bibliographic and documentary procedures, videos, slides and project plans were used as secondary sources. It was concluded that the mitigation of impacts through EMAS for situations of excursions at the ends of a runway is feasible and notorious. The use of traditional methods to reduce the damage caused generates insecurity and makes the practice outdated given the new technology presented to the market, since the equipment associated with it has high efficiency, is safe and promotes quality of life for the people involved in the operation. They are mostly equipment designed for any meteorological variation, contributing to deceleration. However, its effective use varies according to the type of runway excursion the aircraft undergoes.
Palavras-chave: Aviação
EMAS
Evolução
Excursão de pista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3459
Data do documento: 8-Dez-2021
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