PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A interação econômica sino-brasileira e o impacto na política externa do Brasil durante o governo Lula
Autor(es): Santana, Henrique Cesário
Primeiro Orientador: Pietrafesa, Pedro Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Alarcon, Danillo
metadata.dc.contributor.referee2: Okado, Giovanni Hideki Chinaglia
Resumo: A segunda metade da década de 1990 e, principalmente, o início do século XXI marcaram o período de consolidação e de crescimento acentuado da parceria econômica sino-brasileira. A partir do governo Lula as relações entre os dois países tiveram seu patamar elevado. O objetivo do trabalho é avaliar se o aumento das interações econômicas entre Brasil e China proporcionou mudanças na política externa brasileira durante o governo de Lula dentro de arenas multilaterais. Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizará como parâmetro principal a observação de três organismos internacionais, focando-se em três variáveis distintas. Serão exploradas as votações brasileiras na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) durante os anos de 2003 a 2010 abordando a temática política, os votos no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) nos biênios de 2004/2005 e 2010/2011 analisando a temática de segurança e as propostas apresentadas pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) durante o governo Lula observando a temática comercial. Na AGNU em nenhum momento o Brasil alterou sua postura para votar contra as resoluções que condenavam violações de direitos humanos. A atuação brasileira no CSNU seguiu durante o período os princípios do acumulado histórico de sua política externa. Na OMC, a cooperação entre eles se ligou ao status semelhante que ambos ocupam dentro do organismo e como forma de aumentar o poder de barganha nas negociações. Conclui-se que os países apresentaram uma convergência de interesses nos organismos, porém, a congruência de ações da política externa brasileira com a chinesa não apresenta sinais de que estariam condicionadas a relação econômica que desempenham.
Palavras-chave: Brasil
China
Política externa
Lula
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3447
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Henrique TCC 2021_HENRIQUE CESARIO SAN.pdf955,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador