PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3429
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acesso e utilização de serviços básicos de saúde por idosos e a pandemia de Covid-19: revisão narrativa
Autor(es): Oliveira, Amanda Cristina Félix de
Primeiro Orientador: Siqueira, Isabela Silva Levindo de
metadata.dc.contributor.referee1: Mamed, Samira Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Objetivo: Analisar a literatura científica acerca dos fatores associados ao acesso e utilização dos serviços básicos de saúde pelos idosos na pandemia de COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo revisão narrativa de literatura. A estratégia de busca se deu nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online; Portal da Capes; Biblioteca Eletrônica Científica Online; Google Scholar; Literatura Latino-americano e do Caribe em Ciências da Saúde e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Resultados e Discussão: Foram selecionados 12 estudos para a presente revisão. A análise descritiva dos estudos permitiu a construção de duas categorias temáticas: “Fatores associados ao acesso e a utilização de serviços básicos de saúde por idosos” e “Impacto da pandemia de COVID-19 no acesso e utilização dos serviços básicos de saúde por idosos”. Considerações finais: Os estudos analisados mostraram que é necessário garantir a continuidade da entrada dos idosos nos serviços de saúde (acesso) e a utilização destes com regularidade. Nesse contexto, o papel do Enfermeiro representa destaque, pois o profissional pode atuar na educação em saúde, orientando e empoderando os idosos a utilizar as novas tecnologias propostas para o cuidado.
Palavras-chave: Idosos
Acesso aos serviços de saúde
Serviços de saúde para idosos
Covid-19
Coronavírus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3429
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador