PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/340
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os efeitos da suplementação de creatina no organismo
Autor(es): Brito, Gustavo Henrique da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Iasmim Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee1: Nascente, Flávia Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Mauro Meira de
Resumo: As atividades físicas têm sido uma grande aliada na busca pelo corpo perfeito. Esse processo tem se popularizado e indivíduos de todos os grupos sociais estão se interessando por essas práticas. O desejo por um porte atlético, faz com que pessoas, principalmente jovens, busquem várias alternativas para alcança-lo. O uso de suplementos, como a creatina tem ganhado atenção dessa comunidade com base em seus resultados. A creatina é uma amina sintetizada endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas, porém ela também é obtida pela alimentação em carnes vermelhas ou peixes, em especial o Arenque. Grande parte da creatina é armazenada no músculo esquelético e a minoria permanecem no coração, músculos lisos, cérebro e testículos. Este suplemento é classificado como padrão ouro pela sociedade internacional de nutrição esportiva. Objetivo: Verificar o funcionamento da creatina no organismo, ressaltando seus benefícios e malefícios. Método: Para realização desse artigo de revisão, foram utilizadas buscas em plataformas como Pubmed, Scielo e NCBI. Utilizando palavras chaves: Creatina; suplementação; efeitos no organismo; atividade física. Nos idiomas: Português, inglês, Francês e espanhol. Foram incluídos na pesquisa artigos com publicações a partir de 2012, afim de ter informações mais atuais sobre o tema. Concluiu-se que houve resultados significativos sobre o uso da creatina como suplemento nutricional, tendo eficácia no efeito ergogênico. Esclarecendo dúvidas sobre a maneira como a substância consegue alcançar os resultados. Demonstrou também outros usos benéficos da creatina, fora da área esportiva, como tratamentos em miopatias e até doenças neurológicas. Sobre malefícios, embora tenham muitos artigos que condenam o seu uso, até então não há resultados significativos sobre seu uso.
Palavras-chave: Creatina
Força
Massa muscular
Suplemento
Creatine
Strength
Muscle mass
Supplement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/340
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo versão final.pdf192,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador