PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3396
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design de ilustração: projeto para apoio de alfabetização infantil
Autor(es): Araújo, Henrique Leão da Costa
Primeiro Orientador: Azeredo, Maurício dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Hsuan-An, Tai
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, João Paulo de Morais
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado, é composto por monografia que registra a pesquisa do autor a respeito de Ilustração para o público infantil, encontrado em publicações de livros de autores estrangeiros e brasileiros e, também, por parte final constituída por projeto de design que tem por objetivo proporcionar alfabetização inicial, visando principalmente a inclusão de crianças carentes de creches e ensino pré-escolar público. Para tanto, apresenta e faz reflexões a partir de um levantamento de obras de diversos escritores e ilustradores que desenvolveram trabalhos dirigidos para o público alvo desse projeto, ao mesmo tempo em que expõe questões relativas às formas de expressão mais adequadas e atraentes para despertar a surpresa, a curiosidade e a decorrente motivação dessas crianças, as envolvendo em um gostoso ambiente de aprendizado. Mostra, em anexos, alguns jogos destinados à alfabetização infantil e, também, uma rápida descrição de métodos de alfabetização e letramento. Finaliza, expondo o projeto de mini cartazes para alfabetização inicial, nos quais emprega os indicativos de formas de expressão indicadas pela monografia.
Abstract: The present Course Conclusion Paper presented here is composed of a monograph that records the author's research on Illustration for children, found in publications of books by foreign and Brazilian authors and also, by the final part constituted by a design project that aims to provide initial literacy, aiming mainly at the inclusion of children in need of daycare centers and public preschool education. To this end, it presents and makes reflections from a survey of works by several writers and illustrators who developed works directed to the target audience of this project, while exposing issues related to the most appropriate and attractive forms of expression to arouse the surprise, curiosity and motivation of these children, involving them in a pleasant learning environment. It shows, in annexes, some games intended for children's literacy and also a quick description of literacy and literacy methods. It concludes by exposing the project of mini posters for initial literacy, in which it employs the indications of forms of expression indicated by the monograph.
Palavras-chave: Alfabetização infantil
Ilustração e alfabetização
Design e alfabetização
Children's literacy
Illustration and literacy
Design and literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3396
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc para REPOSITÓRIO.docx9,6 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador