PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3389
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hospital Pediátrico Humanizado
Autor(es): Assis, Elma Carolina Gomes de
Primeiro Orientador: Marques, Fernando Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Boaventura, Deusa Maria Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Rabelo, Fernando Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Mahler, Christine Ramos
Resumo: Hospital Pediátrico Humanizado é o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso II, da Escola Politécnica: Artes e Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do professor Me. Fernando Henrique Marques. Refere-se a um espaço arquitetônico humanizado, o qual prioriza o bem-estar da criança e do adolescente, do acompanhante e dos profissionais da saúde. A escolha do tema remete à necessidade de um hospital exclusivamente pediátrico na cidade de Goiânia, com atendimento pelo SUS. A cidade é referência em várias especialidades na área de saúde, mas precisa agregar hospital pediátrico para ampliar a oferta de atendimentos de clínica médica, de saúde pública, especificamente da Pediatria (0 a 14 anos, prioritariamente), com Clínica Cirúrgica, atendimento de urgência e mais leitos para suprir a demanda reprimida. A proposta do Hospital Pediátrico é a composição de um espaço arquitetônico, cuja tipologia do edifício contribua para o atendimento à saúde por meio da eficiência, segurança contra IRAS (Infecção Relacionadas ao Atendimento à Saúde), humanização, melhora na recuperação do paciente e, ainda, melhora na atenção, estado emocional e eficiência dos profissionais da área da saúde e acompanhantes. A humanização nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) está relacionada com a estrutura física espacial do edifício com o objetivo de proporcionar o bem-estar das crianças e adolescentes e demais usuários.
Palavras-chave: Hospital
Pediátrico
Humanizado
Saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3389
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elma Carolina Gomes de Assis - Banca 13.pdf104,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador