PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Henrique Matheus Costa-
dc.date.accessioned2021-12-17T20:40:22Z-
dc.date.available2021-12-17T20:40:22Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3372-
dc.description.abstractCommunication failures in aeronautical information, such as the lack of information about the highest altitude points during a route, or the lack of information relevant to carrying out a flight, is the theme presented in this paper. The present paper presented an analysis on the importance of implementing the use of aeronautical charts for such communication and air control, it also mentioned, about the VARIG 254 accident, there was also a research on the training of pilots, with the objective of identifying failures, bringing a possible solution to mitigate or reduce the failures found, preventing possible eventualities such as incidents/accidents, realizing how essential the use of mechanisms is to promote a safer and more efficient flight. The research in this article is based on a study carried out through documentary research, where documents from bodies such as CENIPA (Aeronautical Accidents Investigation and Prevention Center) and ANAC ( National Civil Aviation Agency) are studied and analyzed. Although studies address how effective communications are, compared to the means used in past times, articles have shown that communication, at the same time, is misinterpreted and shows a large number of accidents caused by these failures. From these reports, we can conclude that, although studies point to the importance of using the tools used in aeronautical communication, other data indicate that there is a failure among the responsible people involved in the process. With the survey of data found through the research carried out, it is possible to analyze that there is the ability to create tools, such as a specific course in reading and interpretation about information to the flight, which can help to reduce the number of accidents, thus seeking maximum aviation efficiency generally.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFalhaspt_BR
dc.subjectMitigarpt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.titleAs falhas na informação aeronáutica através de uma comunicação ineficazpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Paulo Garcez Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553056610383774pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquip-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoAs falhas na informação aeronáutica tem como por exemplo, a falta de informação a respeito dos maiores pontos de altitude durante uma rota, ou a falta de informação relevante para a realização de um voo, é o tema apresentado nesse trabalho. O presente trabalho apresentou uma análise sobre a importância da implantação do uso das cartas aeronáuticas para tais comunicação e controle aéreo, citou ainda, sobre o acidente VARIG 254, onde buscou analisar o erro de interpretação da carta apresentada para a realização daquele voo, ocasionando parte relevante ao acidente, houve também uma pesquisa sobre a formação dos pilotos, com o objetivo de identificar falhas, trazendo uma possível solução de mitigação ou diminuição de falhas encontradas, prevenindo possíveis eventualidades como incidentes/acidentes, percebendo o quanto é essencial a utilização de mecanismos para promover um voo mais seguro e eficiente. A pesquisa deste artigo, é baseada em um estudo feito através de uma metodologia básica, através de uma método de abordagem qualitativa, pesquisa explorativa com um procedimento metodológico bibliográfico. Apesar dos estudos abordarem o quanto as comunicações são eficientes, comparadas a meios utilizados em tempos passados, artigos mostraram que a comunicação, ao mesmo tempo, são mal interpretadas e mostram um grande número de acidentes causados por causa destas falhas. A partir destes relatos podemos concluir que, embora estudos apontem para importância do uso das ferramentas utilizadas na comunicação aeronáuticas, outros dados apontam que há falha entre as pessoas responsáveis envolvidas no processo. Com o levantamento dos dados encontrados através da pesquisa realizada, é possível analisar, que há capacidade de criação de ferramentas, como um curso específico de leitura e interpretação das informações úteis ao voo, que possa auxiliar na diminuição dos números de acidentes, com isso buscando a máxima eficiência da aviação de modo geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AS FALHAS NA INFORMAÇÃO AERONÁUTICA ATRAVÉS DE UMA COMUNICAÇÃO INEFICAZ.docx265,28 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador