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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3370
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cruvinel, Nara Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T20:32:15Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T20:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3370 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Financiamento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O financiamento como política pública e a garantia do direito à educação básica em uma sociedade desigual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4681160650808627 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema dessa investigação centra-se no financiamento da educação como política pública, tem como objetivo compreender o financiamento como política pública para a garantia do direito à educação básica em uma sociedade desigual. A pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, utilizou abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Este estudo revela a difícil travessia na conquista do direito à educação, marcada pela exclusão social, econômica e racial. Apesar dos retrocessos, indubitavelmente, deve-se reconhecer que o financiamento da educação apresenta avanços. Atualmente há uma vinculação tripla de recursos: Salário-educação, percentual do Produto Interno Bruto (PIB) e percentual de impostos. Dados estatísticos apontam a queda constante de recursos para a manutenção da educação. Destaca-se do ano de 2014 ao ano de 2019 o não cumprimento de investimento projetado pelo PNE/2014, redução no gasto público em proporção ao PIB no período 2015 a 2018. Os programas nacionais da educação e o programa intersetorial bolsa família sinalizam importantes instrumentos na garantia do direito à educação de milhares de crianças/jovens em situação de pobreza/extrema pobreza, porém ainda insuficientes, para universalizar a educação básica. Torna-se fundamental, que as metas saiam do papel e se concretizem, se efetivem e que as políticas públicas educacionais sejam políticas de Estado e não de governo, para não ficarem vulneráveis a mudanças de grupos políticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4900235913795890 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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CB Monografia Nara Cruvinel.pdf | 956,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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