PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Treinamento de artigos perigosos como fator de prevenção de acidentes e incidentes aéreos: perspectivas à luz dos profissionais de uma companhia aérea brasileira
Título(s) alternativo(s): Training on dangerous goods as a factor for airline accidents and incidents’ prevention: perspectives in the light of professionals of a brazilian airline company
Autor(es): Oliveira, Bruno Guedes de
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
Resumo: Toneladas de cargas aéreas são transportadas diariamente, movimentando a economia global e gerando diversos empregos em virtude do processo logístico associado a estas operações. Entretanto, certo volume destas cargas é classificado como artigos perigosos, que, quando transportados via aérea, podem constituir risco à saúde, à segurança, à propriedade e ao meio ambiente. Tais riscos ficam ainda mais evidentes considerando que esse tipo de transporte utiliza, além de aeronaves cargueiras, aeronaves civis de passageiros cuja frota nacional e número de operações diárias são maiores do que as destinadas somente a carga. Por isso, são necessários controle sobre os materiais embarcados e treinamentos específicos para as equipes envolvidas nesses transportes. Diante desse cenário, esta pesquisa visa investigar o nível de conhecimento de aeronautas e aeroviários de uma companhia aérea brasileira que trabalham ou transitam no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, sobre o tema ‘artigos perigosos’, a partir dos treinamentos a eles ofertados. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se a metodologia descritiva e quantitativa, com procedimentos documental, bibliográfico e de pesquisa de campo, realizada com 50 participantes. Dos resultados, foi possível identificar lacunas quantos aos conhecimentos adquiridos nos cursos, que são fundamentalmente teóricos. Entre as lacunas evidenciadas, observou-se a dificuldade de classificar a categoria de funcionários a que pertencem, o desconhecimento de alguns dos regulamentos, a existência de pessoas que trabalham na companhia e que ainda não realizaram o curso, e a falta de conhecimento prático na atividade diária quando confrontados com o risco iminente. Acrescenta-se que embora a maioria avalie positivamente o curso, 94% acreditam na necessidade de inovar nas metodologias e 88% sugerem o uso de atividades práticas na programação dos treinamentos. É relevante apontar que 64% dos participantes já passaram por alguma dificuldade durante o atendimento de cargas perigosas ou a passageiros portando artigos perigosos. À vista dos resultados, conclui-se que há necessidade de reavaliar a grade curricular dos cursos, complementando-os com a inserção de novas metodologias de ensino que adotem atividades práticas.
Abstract: Tons of air cargo are transported every day around the world, which moves global economy and creates several jobs as a result of the logistical process associated with these operations. However, part of these cargoes’ volume is classified as hazardous items that, when transported by air, may represent a risk to health, safety, property and the environment. Such risks become even more evident considering that this type of transport uses, in addition to cargo aircraft, civil passenger aircraft which national fleet and number of daily operations are greater than those directed only for cargo. Therefore, control over shipped materials and specific training for the teams involved in these transports are necessary. Given this scenario, this research aims to investigate the knowledge level of aeronauts and airline workers of a Brazilian airline who work or transit at Santa Genoveva Airport in Goiânia on the theme 'dangerous goods', based on the training offered. To reach the proposed objective, the descriptive and quantitative methodology was adopted, with documentary, bibliographic procedures, besides a field research, carried out with 50 participants. Results showed that there are gaps in knowledge acquired in the courses, which are fundamentally theoretical. Among the gaps identified, there were the difficulty in classifying the of employees' category to which they belong, the lack of knowledge of some of the regulations, people who work in the company and who have not yet taken the course, and the lack of practical knowledge in daily activity when faced with imminent risk. Although most evaluate the course positively, 94% believe in the need to innovate in methodologies and 88% suggest the use of practical activities in the training schedule. It is important to point out that 64% of the participants have already experienced some difficulty while handling dangerous cargo or passengers carrying dangerous items. In view of the results, it is concluded that there is a need to reassess these courses' curriculum by complementing them with new teaching methodologies that adopt practical activities.
Palavras-chave: Artigos perigosos
Treinamentos
Aviação civil
Questionário
Procedimentos
Dangerous goods
Trainings
Civil aviation
Questionnaire
Procedures
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo.Bruno Guedes de Oliveira.docx414,98 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador