PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Karoll Martins-
dc.date.accessioned2021-12-17T20:05:38Z-
dc.date.available2021-12-17T20:05:38Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3361-
dc.description.abstractCommunication is one of the main resources adopted so that tasks in work environment can be performed. On the other hand, it must be performed with proficiency and cohesion, clarity and objectivity so that there is no noise that can interfere with the quality and the desired objective, especially in complex and standardized environments, such as aviation. From this perspective, this study presented the influence of communication skills in the standardization of air taxi operations in Brazil and, in this sense, exposed the pilots' lack of assertiveness, open, frank communication in pointing out errors that could be avoided. Thus, it identify the CRM training and the common communication as tools to develop situational awareness and decision-making. As justification, communication skills are present as an essential factor for understanding and expressing ideas, in order to promote compliance with established standards. The objectives consist of verifying communication skills as an aid to standardizing operating procedures and to analyze their use by pilots. To fulfill it, the methodology used was the qualitative one, with documentary and bibliographic procedures and case studies of three accidents and one serious incident. It is concluded that communication failure was present in all analyzed cases, from the expression of ideas till the distribution of tasks. Thus, it is confirmed that communication skills influence the observance of standard procedures, as well as promote situational awareness. Finally, it identifies the need to adopt specific training in communication skills as a resource for developing them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades de comunicaçãopt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectAssertividade-
dc.subjectConsciência situacional-
dc.subjectTáxi aéreo-
dc.subjectCommunication skills-
dc.subjectStandardization-
dc.subjectAssertiveness-
dc.subjectSituational awareness-
dc.subjectAir taxi-
dc.titleHabilidades de comunicação: uma ferramenta para a padronização das operações de táxi aéreo no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCommunication skills: a tool for standardizing air taxi operations in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Cintra, Nathália Manso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377240394670490pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoA comunicação é um dos principais recursos adotados para que as tarefas no ambiente de trabalho sejam realizadas. Por outro lado, ela deve ser executada com destreza e coesão, de forma clara e objetiva, para não resultar em ruídos que possam interferir na qualidade e no objetivo que se desejam, sobretudo em ambientes complexos e padronizados, como o da aviação. Nessa esteira, o presente artigo apresenta a influência das habilidades de comunicação na padronização das operações de táxi-aéreo no Brasil, expondo a falta de assertividade e de comunicação aberta dos pilotos em apontar erros que poderiam ser evitados. A partir deste contexto, identifica o CRM e a comunicação comum como ferramentas para desenvolver a consciência situacional e as tomadas de decisão. Como justificativa, o estudo apresenta a habilidade de comunicação como fator essencial ao entendimento e à expressão de ideias, promovendo o cumprimento dos padrões estabelecidos. Os objetivos se concentraram em verificar as habilidades de comunicação como auxílio à padronização dos procedimentos e analisar seu uso pelos pilotos. Para cumprir os objetivos, a metodologia usada resume-se à qualitativa, cujos procedimentos abordam os referenciais documental e bibliográfico e estudos de caso de três acidentes e um incidente grave. O estudo realizado evidencia que a falha de comunicação é comum no meio aeronáutico, estando presente em todos os casos analisados, indo desde a expressão de ideias até a distribuição de tarefas. Confirmando que as habilidades de comunicação influenciam no cumprimento de procedimentos padrão, assim como promovem a consciência situacional. Por fim, detecta-se a necessidade de adoção de um treinamento específico de habilidades de comunicação como recurso para desenvolvimento dessas competências não só nas empresas como também no início da formação do piloto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.thumbnail.urlCRM-
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ACOSTA, J. P. L.; COSTA, N. H. S. A relevância do treinamento de habilidades não técnicas na atuação de pilotos de avião. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, ed. 05, v. 10, pp. 57-76, maio de 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Instrução Suplementar n°119-003: Procedimentos para elaboração e utilização de Manual de Procedimentos Operacionais Padronizados (SOP). 2013. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-119-003/@@display-file/arquivo_norma/IS119-003A.pdf. Acesso em: 7 set. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Instrução Suplementar n°00-010: treinamento de Gerenciamento de Recursos de Equipes (Corporate Resource Management – CRM) 2020a. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-00-010/@@display-file/arquivo_norma/IS00-010A.pdf. Acesso em: 11 set. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Alerta aos Operadores de Aeródromo nº 003/2020: fatores humanos: os doze vilões (Dirty Dozen). 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/aerodromos/alerta-aos-operadores-aereos/alerta_003_2020_sia_fatores-humanos.pdf. Acesso em: 11 de out. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). ANACPédia: operação não regular. 2021a. Disponível em: https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por_esp/tr361.htm. Acesso em: 28 de mai. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). ANACPédia: Regulamento Brasileiro de Aviação Civil. 2021b. Disponível em: https://www2.anac.gov.br/anacpedia/sigpor/tr421.htm. Acesso em: 28 de maio 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil RBAC nº 135, emenda nº 11. 2021c. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-135-emd-11/@@display-file/arquivo_norma/RBAC135EMD11.pdf. Acesso em: 29 de ago. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil RBAC nº 119, emenda nº 08. 2021d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-119/@@display-file/arquivo_norma/RBAC119EMD08.pdf. Acesso em: 29 de ago. 2021. BARRETO, A. M. Cuidado com a sua complacência. 2018. Disponível em: https://www.pilotopolicial.com.br/cuidado-com-sua-complacencia/. Acesso em: 5 out. 2021. BASÍLIO, G. B. O curso superior em ciências aeronáuticas como requisito para a obtenção de licenças de pilotagem: uma medida proativa na prevenção de acidentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos/SP. BRANSKI, R. M. et al. Metodologia de estudos de caso aplicada à logística. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277598822_METODOLOGIA_DE_ESTUDO_DE_CASOS_APLICADA_A_LOGISTICA. Acesso em: 10 out. 2021. BRASIL. Lei nº 7.565 de 19 de dezembro de 1986. Dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1986, Seção 1, p. 19567. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7565.htm. Acesso em: 15 set. 2021. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). Relatório Final A Nº 001/CENIPA/ 2012. 2012a. Disponível em: https://reports.aviation-safety.net/2010/20100812-0_LJ55_PT-LXO.pdf. Acesso em: 6 out. 2021. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). Relatório Final A Nº 034/CENIPA/2012. 2012b. Disponível em: http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/pt_gkq_19_05_10.pdf. Acesso em: 6 out. 2021. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). Relatório Final A Nº 004/CENIPA/2013. 2013. Disponível em http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/pr_rmi_21_01_11.pdf. Acesso em: 6 out. 2021. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). Relatório Final IG Nº 025/CENIPA/2019. 2019. Disponível em http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/PRBRU_01FEV2019_IG..pdf. Acesso em: 6 out. 2021 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). Relatório Final A Nº 057/CENIPA/2017. 2020. Disponível em http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/PTMEA_10ABR2017_AC.pdf. Acesso em: 6 out. 2021. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA). Painel Sipaer. 2021. Disponível em http://painelsipaer.cenipa.aer.mil.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=SIGAER%2Fgia%2Fqvw%2Fpainel_sipaer.qvw&host=QVS%40cirros31-37&anonymous=true. Acesso em: 10 out. 2021. DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL. Instrução de aviação civil n° 060-1002A: Treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (Corporate Resource Management – CRM). 2005. Disponível em https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/05/IAC060_1002A.pdf. Acesso em: 10 set. 2021. FLIN, R. et al. Development of the NOTECHS (non-technical skills) system for assessing pilots’ CRM skills. Human Factors and Aerospace Safety, v. 3, p. 97-120, 2003. HELMREICH, R. L.; MERRITT, A. C.; WILHELM, J. A. The evolution of Crew Resource Management training in commercial aviation. International Journal of Aviation Psychology, v. 9, ed. 1, p. 19-32, 1999. KUTZ, M. N. Developing future aviation leaders: Advice from today's leaders! The Journal of Aviation/Aerospace Education & Research, v. 9, ed. 3, p. 21-32, 2000. LEME, R. Avaliação de desempenho com foco em competência: a base para remuneração por competências, 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2012. LIFT AVIATION. Quais habilidades as companhias aéreas realmente buscam em pilotos? 2018. Disponível em: https://liftaviation.com.br/posts/quais-as-habilidades-que-as-companhias-aereas-realmente-buscam-em-pilotos/. Acesso em: 20 set. 2021. MARTINS, A. O Crew Resource Management como contributo da ciência aeronáutica para a ciência médica. Revista Científica da Ordem dos Médicos, v. 27, ed. 6, Nov./Dec., p. 681-684, 2014. PASSAGLIA, D. P. As habilidades não técnicas na formação inicial de pilotos de avião. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Aeronáuticas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia/GO. SALAS, E.; BOWERS, A. C.; EDENS, E. Improving teamwork in organizations: applications of resource management training. New York: CRC Press, 2001. SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (SERIPA II). PreviNE: boletim informativo de prevenção de acidentes aeronáuticos da região nordeste. 2014. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/seripa2/images/previne/Previne---Edio-n-16.pdf. Acesso em: 12 de out. 21021. SILVA, O. V. da; SANTOS, R. C. dos. Histórico dos órgãos de regulamentação da aviação civil brasileira: DAC, ANAC, CONAC e Infraero. Revista Científica Eletrônica de Turismo, [s. l.], 2009. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Gk9riDfrOPgHrxM_2013-5-22-17-28-58.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021. SKYBRARY. Adherence to SOPs. 2018. Disponível em: http://www.skybrary.aero/index.php/Adherence_to_SOPs_(OGHFA_BN). Acesso em: 7 set. 2021. SKYBRARY. The human factors "dirty dozen". 2020. Disponível em: https://skybrary.aero/articles/human-factors-dirty-dozen#Complacency. Acesso em: 5 out. 2021. STOLT, R. Nova legislação para CRM na aviação. 2020. Disponível em: https://asasbrasil.com.br/2020/07/16/nova-legislacao-para-crm-na-aviacao-por-cmt-roberto-stolt/. Acesso em: 10 set. 2021. TEIXEIRA, C. Acidente do voo be-548, uma análise das falhas sob os aspectos do CRM. Air Science, [s. l.], v. 1, ed. 1ª, 3 dez. 2014. Acesso em: 12 set. 2021. UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY – EPA. Guidance for Preparing Standard Operating Procedures (SOPs). Washington: EPA, 2007. Disponível em: https://www.epa.gov/sites/default/files/2015-06/documents/g6-final.pdf. Acesso em: 7 set. 2021. VAZ, V. T. A Implantação de Standard Operating Procedures como instrumento gerencial da segurança operacional de empresas aeroagrícolas. Revista Conexão Sipaer, v. 8, n. 3, pp. 66-72, 2017. VIEIRA, A. M. A importância do treinamento das habilidades de comunicação nos cursos de aviação. In: VIII SITRAER/ II RIDITA, São Paulo, p. 11-24, 3 a 4 nov. 2009. WELFERMAN, L. Crossing cultures: national norms and customs play a role in defining aircraft operators’ safety cultures. 2015. Disponível em: https://flightsafety.org/asw-article/crossing-cultures/. Acesso em: 6 out. 2021.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709479223058609pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo.Karoll Martins.docx306,32 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador