PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre o nível de atividade física, IMC e pressão arterial em adolescentes
Autor(es): Marques, Vitória Alves Ribeiro
Primeiro Orientador: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee2: Utida, Victor Hugo de Sousa
Resumo: Introdução: A adolescência é caracterizada por mudanças biopsicossociais, fisiológicas e morfológicas peculiares a cada ser, onde ocorrem mudanças de hábitos e consolidam-se comportamentos que refletirão em sua vida adulta. Durante uma pesquisa do Ministério da Saúde (2018) em 27 cidades, foi constatado que a frequência de adultos obesos, com baixa escolaridade, foi de 18,9%, não havendo diferenças entre os sexos. Objetivo: Relacionar o nível de atividade física e o IMC em adolescentes e avaliar sua influência na pressão arterial dessa população, relacionando esses dados ao nível de atividade física. Materiais e Métodos: Para revisão de literatura, foi feito uma pesquisa nas bases de dados: PubMed, PEDRO e BVS, no qual foram achados 220 artigos, entre eles 26 eram artigos apropriados para o tema. Foi selecionado desses 26 artigos, 14 artigos, sendo os que mais se aprofundam no tema para montagem da tabela. Na tabela contém as informações principais dos artigos: título, ano, autores, objetivo, metodologia, discussão e resultados. Resultados: Dos 14 artigos analisados, 5 buscaram analisar os indicadores antropométricos e os fatores sociodemográficos associados ao nível de atividade física e obesidade em adolescentes, 4 artigos buscaram relacionar o IMC ao nível de atividade física, 2 verificaram as fontes de informações que a população adolescente tem sobre a pratica regular de atividade física e sua saúde, 2 relacionaram a rigidez arterial com estilo de vida dos adolescentes e 1 buscou relacionar a pressão arterial elevada e IMC elevado com a síndrome metabólica. Esses estudos encontram fortes evidências que quanto menor a prática de atividade física, ingestão de alimentos e práticas saudáveis maiores são os índices de massa corporal (IMC), pressão arterial e sedentarismo, o que leva a um detrimento físico e mental da população jovem.
Palavras-chave: Adolescente
Pressão arterial
IMC
Sedentarismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 Vitoria Marques - Versão atual.pdf193,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador