PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALTERAÇÕES DE ASPECTOS FONOAUDIOLÓGICOS EM CRIANÇAS QUE FORAM EXPOSTAS À INFECÇÃO GESTACIONAL PELO ZIKA VÍRUS
Autor(es): Silva, Julya
Primeiro Orientador: Carvalho, Christina Guedes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Cintra, Lílian
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Marcos
Resumo: Introdução: o Zika Vírus foi isolado em 1947 e tem como seu principal transmissor o mosquito Aedes aegypt. A epidemia de Zika vírus resultou, pela transmissão vertical, em manifestações muito graves nos fetos, com grande característica de anormalidade neurológica, restrição de crescimento e perda fetal. Objetivo: investigar as alterações de aspectos fonoaudiológicos em crianças que foram expostas a infeção gestacional pelo Zika vírus e elencar as alterações miofuncionais orofaciais, de audição, fala, linguagem, neurodesenvolvimento e cognição em crianças expostas a infecção gestacional pelo Zika vírus. Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada na base de dados PubMed. Resultados: Foram eleitos treze artigos para a revisão, que relataram alterações no sistema estomatoglossognático, no desenvolvimento de linguagem, cognição, neurodesenvolvimento e audição. Discussão: Ficaram evidenciadas alterações importantes relacionadas aos aspectos fonoaudiológicos de audição, fala, linguagem, cognição, motricidade orofacial e deglutição em crianças que tiveram exposição ao Zika vírus durante a gestação. Torna-se imprescindível a atuação do profissional fonoaudiólogo na habilitação e recuperação dessas crianças. É mister a necessidade de mais pesquisas por parte de fonoaudiólogos que indiquem caminhos para a reabilitação e evitar os agravos no que tange os aspectos que podem influenciar nas funções do aparelho estomatoglossognático, aprendizagem, inclusão na sociedade, cognição fala e audição relacionados à exposição ao Zika vírus.
Palavras-chave: Zika vírus
Alterações miofuncionais orofaciais
Cognição
Linguagem
Audição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3239
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador