PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3220
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Considerações sobre o bem-estar e manejo sanitário na equideocultura
Autor(es): Molchan, Caroline Campos Paiva
Primeiro Orientador: Padua, Delma Machado Cantisani
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Ludmila Lopes de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Viana Filho, Antonio
Resumo: A equideocultura vem crescendo no seguimento equestre e movimenta o agronegócio nacional. O bem-estar dos animais está diretamente relacionado à saúde, e condições inadequadas acarretam ao animal estresse, sofrimento, surgimento de doenças, redução de desempenho e o aumento de custos na criação. O protocolo sanitário estabelecido em haras, hípicas e fazendas evita que os animais sejam expostos a várias doenças. O objetivo é apresentar e discorrer sobre o bem-estar e aspectos do manejo sanitário, destacando as doenças predominantes e o controle profilático de vacinação na equideocultura. O bem-estar de equinos depende de uma boa administração, para que não haja negligências, na condução das rotinas do local. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão federal responsável pelas ações de vigilância e defesa sanitária animal. Dentre as principais enfermidades que acomete os equinos, pode-se citar o Mormo e Anemia Infecciosa Equina e torna-se obrigatório o exame negativo junto ao atestado de vacinação contra Influenza Equina para trânsito e comércio desses animais. Por meio de informações fornecidas e auditorias realizadas junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Encefalomielite Equina, Rinopneumonite Equina, e a Piroplasmose Equina também estão incluídas como doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial do Brasil. A adoção apropriada de medidas na prevenção, controle e erradicação de doenças de interesse socioeconômico e zoosanitárias controla à níveis satisfatórios o desempenho animal independente da sua designação.
Palavras-chave: Doenças de notificação obrigatória
Mormo
Anemia infecciosa equina
Influenza equina
Ecefalomielite equina
Rinopneumonite equina
Piroplasmose equina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3220
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Caroline Pronto.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador