PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMortari, Naísa Naylô-
dc.creatorSilva, Thaís Eduardo Alves-
dc.date.accessioned2021-12-16T23:21:09Z-
dc.date.available2021-12-16T23:21:09Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3200-
dc.description.abstractThis work comparatively analyzed three types of bracing arrangements in a metallic structure frame, in order to identify the one that best contributes to reduce the maximum displacements of the structure, considering only the static actions. Computational modeling, using Diana software, was performed in two dimensions and analyzed the bracing systems in X, simple diagonal and inverted V in two scenarios: complete bracing and partial bracing. The problems were analyzed by the Finite Element Method (FEM) considering NLF and NLG coupled. The results showed a significant reduction in maximum displacements with full bracing, highlighting typology X, which provided a 66% reduction in this displacement, while simple diagonal and inverted V typologies provided reductions of 61% and 62%, respectively.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContraventamentopt_BR
dc.subjectEstrutura de açopt_BR
dc.subjectEstabilidade globalpt_BR
dc.titleAnálise comparativa de arranjos de contraventamento em estrutura de açopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Luiz Álvaro de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3346-6870pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555448592210050pt_BR
dc.contributor.referee1Chaer, Alberto Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6770354413735412pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, José Afonso Gayoso-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3322-2393pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4799842228059102pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou comparativamente três tipos de arranjos de contraventamento em um pórtico de estrutura de aço, para identificar aquele que melhor contribui para reduzir os deslocamentos máximos da estrutura, considerando apenas as ações estáticas. A modelagem computacional, por meio do software Diana, foi realizada em duas dimensões e analisados os sistemas de contraventamento em X, diagonal simples e V invertido em dois cenários: contraventamento completo e contraventamento parcial. Os problemas foram analisados pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) considerando a NLF e a NLG acopladas. Os resultados mostraram expressiva redução nos deslocamentos máximos com o contraventamento completo, destacando-se a tipologia X, que proporcionou redução de 66% nesse deslocamento, ao passo que as tipologias diagonal simples e V invertido proporcionaram reduções de 61% e 62%, respectivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICASpt_BR
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dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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