PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3195
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do percentual de gordura de praticantes de Crossfit®
Autor(es): Costa, Mateus Augusto Jovem
Primeiro Orientador: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Marcelo de Castro Spada
Resumo: O CrossFit® é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, devido a sua popularidade atualmente, vem ganhando diferentes adeptos no Brasil e no mundo, e com isso, aumentando mais o número de praticantes da modalidade. Objetivo: avaliar e comparar o percentual de gordura de alunos iniciantes e já praticantes de CrossFit®. Método: Os dados foram coletados a partir da colaboração de 14 participantes, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 55 anos, sendo pessoas iniciantes (com menos de 3 meses de prática) e pessoas já praticantes (acima de 3 meses de prática). A pesquisa foi realizada em um “box” de CrossFit® em Goiânia, sendo que a coleta de dados ocorreu nesse espaço. Após a coleta, foi calculado o percentual de gordura, para depois fazer a comparação entre os grupos iniciantes e pessoas que já praticam o CrossFit®. Resultados: Após a coleta de dados foi possível encontrar uma diferença significativa entre os percentuais de gordura dos grupos analisados, onde a média das pessoas que já praticam é de 19,11%, enquanto a média dos iniciantes é de 29,11% Conclusão: Apesar de encontrar diferenças significativas no percentual de gordura dos participantes, até o presente momento as pesquisas a sobre a comparação entre o percentual de gordura entre iniciantes e já praticantes de CrossFit® são escassa, e com isso deixam lacunas metodológicas para futuras investigações.
Palavras-chave: CrossFit®
Percentual de gordura
Exercício físico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3195
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Mateus Augusto Jovem Costa.pdf355,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador