PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Isabella Caroline Vilela-
dc.date.accessioned2021-12-16T22:55:53Z-
dc.date.available2021-12-16T22:55:53Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3191-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.titleO desenvolvimento integral do educando: a relevância da afetividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.description.resumoA escola exerce funções fundamentais para as pessoas, abrangendo os campos cognitivo, social e emocional. O afeto é instrumento para que essas funções possam ser exercidas com êxito. As relações construídas em salas de aula determinam qual será o nível de aprendizado, sendo que, na infância, o desenvolvimento da psicogênese acontecerá. Nessa conjuntura, esta pesquisa objetiva analisar a importância do afeto na educação básica, por meio de estudo bibliográfico, abordando aspectos estruturais e de relações humanas. Em dois capítulos, será contextualizada a proposta de educação integral com base no Parecer 07/2010 do CNE/CEB, com seus fundamentos de cuidar e educar. Também se destacará a importância de que esses princípios estejam presentes na educação e se descreverão as teorias de Henri Wallon e Lev Vygotsky. Esses autores desenvolveram estudos, a partir da infância, cujas teorias focam a afetividade nas práticas pedagógicas. Os resultados esclarecem o contexto educacional na atualidade, com possibilidades e desafios diante da existência do afeto na relação professor-aluno para o progresso da educação e da sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CB Monografia Isabella Caroline Vilela Bueno.pdf268,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador