Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bueno, Isabella Caroline Vilela | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T22:55:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T22:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3191 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Professor-aluno | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento integral do educando: a relevância da afetividade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Antônio Evaldo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola exerce funções fundamentais para as pessoas, abrangendo os campos cognitivo, social e emocional. O afeto é instrumento para que essas funções possam ser exercidas com êxito. As relações construídas em salas de aula determinam qual será o nível de aprendizado, sendo que, na infância, o desenvolvimento da psicogênese acontecerá. Nessa conjuntura, esta pesquisa objetiva analisar a importância do afeto na educação básica, por meio de estudo bibliográfico, abordando aspectos estruturais e de relações humanas. Em dois capítulos, será contextualizada a proposta de educação integral com base no Parecer 07/2010 do CNE/CEB, com seus fundamentos de cuidar e educar. Também se destacará a importância de que esses princípios estejam presentes na educação e se descreverão as teorias de Henri Wallon e Lev Vygotsky. Esses autores desenvolveram estudos, a partir da infância, cujas teorias focam a afetividade nas práticas pedagógicas. Os resultados esclarecem o contexto educacional na atualidade, com possibilidades e desafios diante da existência do afeto na relação professor-aluno para o progresso da educação e da sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CB Monografia Isabella Caroline Vilela Bueno.pdf | 268,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador