PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3177
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da intervenção fisioterapêutica nas disfunções sexuais femininas
Autor(es): Oliveira, Ellen Gabriela Santos
Primeiro Orientador: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Gabriela Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: INTRODUÇÃO: A disfunção sexual feminina é um problema de saúde frequente com um impacto negativo na qualidade de vida das mulheres. A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na prevenção e reabilitação das disfunções sexuais. OBJETIVO: Verificar os efeitos da intervenção fisioterapêutica em mulheres que apresentaram disfunções sexuais. METODOLOGIA: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura. As buscas foram feitas nos sítios eletrônicos da BVS, SCIELO, Portal de Periódicos CAPES, BIREME, PubMed, Google Acadêmico e repositórios de universidades brasileiras. Também foi realizada a pesquisa manual. Utilizou-se os seguintes descritores (DeSC/MeSH): mulheres, sexualidade, disfunções sexuais psicogênicas, modalidade de fisioterapia e saúde da mulher. Adotou-se como critérios de inclusão artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol; entre os anos de 2016 e 2021 e classificados na Plataforma Sucupira entre A1 e B5. Foram excluídos os artigos duplicados, teses, resumos, anais de congresso, cartas e revisões de literatura. RESULTADOS: Constatou-se que as intervenções fisioterapêuticas geraram os seguintes efeitos nas mulheres participantes dos estudos selecionados para a presente revisão de literatura: maior e melhor trabalho da função e força da musculatura pélvica, proporcionando melhora da percepção e do grau de satisfação na atividade sexual; redução da dor durante o ato sexual (dispareunia), com melhora da função sexual em todos os seus aspectos - desejo, satisfação, orgasmo e excitação; aumento da recuperação da disfunção sexual e melhora da qualidade de vida sexual em mulheres no pós-parto; melhora da qualidade de vida pessoal e sexual das mulheres, em geral, submetidas ao tratamento fisioterapêutico. CONCLUSÃO: Verifica-se que a fisioterapia é método de tratamento eficaz no tratamento de disfunções sexuais femininas respondendo positivamente de acordo com os protocolos de tratamento descritos no presente estudo.
Palavras-chave: Mulheres
Sexualidade
Disfunções sexuais psicogênicas
Modalidade de fisioterapia
Saúde da mulher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3177
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
10.12.2021 ELLEN GABRIELA..pdf379,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador