PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3176
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da terapia manual em mulheres submetidas à mastectomia radical: revisão de literatura
Autor(es): Moraes, Laís Cardoso
Primeiro Orientador: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Silvia Maria Costa
Resumo: INTRODUÇÃO: O pós-cirúrgico de mastectomia radical repercute em uma série prejuízos funcionais para as mulheres sobreviventes do câncer de mama, sendo que tais consequências podem ser eliminadas ou diminuídas em virtude da intervenção fisioterapêutica. OBJETIVO: verificar os efeitos das terapias manuais em mulheres mastectomizadas radicalmente. METODOLOGIA: Esse estudo é uma revisão integrativa da literatura feitas por meio da leitura de artigos científicos escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, publicados entre os anos de 2015 e 2020, nos seguintes sítios eletrônicos: BVS, Periódicos CAPES, BIREME, PubMed e busca manual de artigos. RESULTADOS: Foram incluídos nove estudos, com uma amostra total de 1.305 mulheres. Das terapias manuais utilizadas, lista-se: a drenagem linfática manual (DLM), a mobilização articular acessória, mobilização neural, facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP), mobilização cicatricial e a liberação miofascial. Observou-se que as terapias manuais proporcionam melhores resultados quando combinadas com outros recursos fisioterapêuticos, ou combinando duas ou mais terapias manuais. A DLM foi a terapia manual mais utilizada, cursando com a prevenção do linfedema do membro superior. Observou-se ainda os seguintes efeitos: tratamento e prevenção das disfunções da articulação do ombro, com melhorias significativas na cicatriz, contratura, abdução e flexão do ombro, redução da dor, diminuição de quadros de depressão e melhora da Qualidade de Vida nas mulheres no pós-cirúrgico de mastectomia radical. CONCLUSÃO: As terapias manuais são eficazes no pós-cirúrgico de mulheres mastectomizadas radicalmente, respondendo, em suas variedades, às disfunções que acometem essas mulheres. Ademais, quanto mais cedo se iniciarem os protocolos de tratamento envolvendo as terapias manuais, melhores serão os efeitos de forma a proporcionar uma melhor superação e prevenção das disfunções.
Palavras-chave: Câncer de mama
Pós-operatório
Mulheres
Fisioterapia
Terapia manual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3176
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
10-12-21 LAÍS CARDOSO.pdf416,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador