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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3159
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Renatha Roque | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T21:14:00Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T21:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3159 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | A contribuição da escola e o papel do professor acerca da discussão sobre gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Renato Barros de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “A contribuição da escola e o papel do professor acerca da discussão sobre gênero e sexualidade.” Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral dialogar sobre a contribuição da escola e o papel do professor acerca da discussão sobre gênero e sexualidade. E adere como objetivos específicos: a) Identificar o estudo sobre gênero e sexualidade na educação; b) Investigar o papel do professor (a) na educação sobre gênero e sexualidade; e c) Analisar a contribuição da escola acerca da discussão sobre gênero e sexualidade. A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do seguinte problema “Qual é a contribuição da escola e o papel do professor acerca da discussão sobre gênero e sexualidade?”. Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto para ampliação do papel social do pedagogo e da escola em demandas sociais. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisas bibliográficas, fundamentadas em referencias teóricos que contribuem para uma melhor análise e investigação da temática ao longo de todo percurso estudado. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância da discussão sobre gênero e sexualidade na educação e a contribuição social que o professor tem ao falar sobre o assunto. É uma temática pouco discutida, mas que pode melhorar o convívio da sociedade levando em consideração que possa se trazer a diminuição de preconceitos e discriminações nas instituições escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.relation.references | BASTOS, Denise; CRUZ, Izaura; DANTAS, Marilu. Gênero, Sexualidade e Educação: Gênero e sexualidade na escola. Salvador: Universidade federal da bahia, 2018. 64 p. E-book. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. 41. Ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/joaoa/Desktop/Downloads/Perfil%20do%20Professor%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica%20(1).pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. CASTRO, Ana Beatriz Cândido; SANTOS, Jakciane Simões dos; SANTOS, Jássira Simões dos. GÊNERO, PATRIARCADO, DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E A FORÇA DE TRABALHO FEMININA NA SOCIABILIDADE CAPITALISTA. VI SEMINÁRIO CETROS, [S. l.], p. 1-14, 23 ago. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/joaoa/Desktop/Downloads/425-51197-29062018-084053%20(1).pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. FELIPE, Jane. Educação para a sexualidade: uma proposta de formação docente. In: Educação para a igualdade de gênero. TV Escola. Salto para o Futuro. Secretária de Educação a distância. Ministério da Educação. Proposta pedagógica. Ano XVII – Boletim, 26 nov. 2008 GATTI, BERNARDETE A. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS, [s. l.], v. 31, ed. 113, p. 1355-1379, out e dez 2010. Disponível em: file:///C:/Users/joaoa/Desktop/Downloads/download.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). A produção cultural do corpo. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2013. JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2011, CURITIBA. A construção dos papéis de gênero no ambiente escolar e suas implicações na constituição das identidades masculinas e femininas: Uma dinâmica de relação de poder [...]. CURITIBA: [s. n.], 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5289_2773.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021. LEAL, Nathalia Costa; ZOCCAL, Sirlei Ivo Leito; SABA, Marly; BARROS, Claudia Renata dos Santos. A questão do gênero no contexto escolar. A produção do saber, [S. l.], p. 95-104, 13 dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/leopoldianum/article/view/758/639 Acesso em: 17 jun. 2021. LOURO, Guacira Lopes Louro (org.). Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte, 2016. MEDEIROS, Letícia; MORAES, ISABELA. Gênero: você entende o que significa?. [S. l.], 20 maio 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/vamos-falar-sobre-genero/. Acesso em: 17 nov. 2021. MEYER, Dagmar Estermann (org.). Gênero e educação: teoria e política. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2013. MEYER, Dagmar Estermann. Gênero, sexualidade e currículo. In: Educação para a igualdade de gênero. TV Escola. Salto para o Futuro. Secretária de Educação a distância. Ministério da Educação. Proposta pedagógica. Ano XVII – Boletim, 26 nov. 2008. OLIVEIRA, Wendel Moreira de; ACIOLY, Shirley. Relações de gênero, diversidade e escola: Uma análise dos discursos de professoras e professores de uma escola de ensino fundamental da cidade de são paulo. 2016. 22 p. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação) - Universidade Federal do Paraná, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/52043/R%20-%20E%20-%20WENDEL%20MOREIRA%20DE%20OLIVEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 jun. 2021. PEREZ, Ana Paula Lopes Bogas. As relações de gênero do ambiente escolar. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/lenpes/pages/arquivos/VI-SS-Sociologia/trabalhos/textos/TEXTO%2009%20-%20ANA%20PAULA%20BOGAS%20PEREZ.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021. REIS, Juliana Fernandes Silva dos. A importância das discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. [S. l.], 28 abr. 2016. Disponível em: http://petpedagogia.ufba.br/importancia-das-discussoes-de-genero-e-sexualidade-no-ambiente-escolar. Acesso em: 17 nov. 2021. SALES, Ricardo. MAIS DIVERSIDADE: Você não precisa ser gay para lutar contra a homofobia. São Paulo: Aberje, 20 jun. 2017. Disponível em: https://www.aberje.com.br/?blog=voce-nao-precisa-ser-gay-para-lutar-contra-homofobia. Acesso em: 18 jun. 2021. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
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