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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sousa, Ivaneia Freire de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T21:09:07Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T21:09:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3157 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | O brincar como direito da criança de educação infantil no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Renato Barros de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta como tema central o brincar como direito da criança de Educação Infantil no ensino remoto. Tem como objetivo geral pesquisar como esse direito é defendido nos documentos (LDB) (BRASIL, 1996), (RCNEI) (BRASIL, 1998) e (DCNEI) (BRASIL, 2010) e os impactos causados na instituição pela pandemia da COVID-19. Buscamos responder como ficou resguardado o direito do brincar intencionalmente pedagógico as crianças da Educação Infantil a partir das atividades desenvolvidas remotamente pelos professores das instituições educacionais. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter quantitativa/qualitativa que por meio dos resultados foi possível identificar que durante a pandemia a criança de Educação Infantil não teve seu direito de brincar assegurado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.relation.references | ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologia Digitais: Reflexões em Tempos de Pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1980-4512. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007 ARAÚJO, Idhone Oliveira. A importância da Educação Infantil em tempos de pandemia. (Trabalho de Conclusão de Curso), 2020, Ipameri/GO. BARRETO, Andreia Cristina Freitas; LIMA, Marilene Moutinho Pamponet; ROCHA, Daniela Santos. Educação Infantil em tempos de covid-19. Revista Latino- Americana de Estudos Científicos. ISSN: 2675-3855| http://dx.doi.org/10.46375/relaec.33597 BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação (CP/CNE), 2020. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145 011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11691589/artigo-29-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_5_09.pdf. CARVALHO, Darcilane Maria de; ARAÚJO, Sabrina Costa Feitosa; PINHEIRO, Francisco Vinícius Rocha; DIAS, Luciana Silva. Educação Infantil: desafios e perspectivas. In: IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar; III Seminário Internacional de Representações Sociais; V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. 2015. p. 14255-14269. INEP. Divulgados dados sobre impacto da pandemiana educação. Acesso em: 02/11/21. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao INEP. Estatísticas revelam os impactos da pandemia na educação. Acesso em: 02/11/21. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/estatisticas-revelam-os-impactos-da-pandemia-na-educacao. INEP. Pesquisa sobre a pandemia já foi respondida por 11% das escolas. Acesso em: 02/11/21. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-sobre-a-pandemia-ja-foi-respondida-por-11-das-escolas#:~:text=Dispon%C3%ADvel%20para%20preenchimento%20desde%20o,durante%20a%20pandemia%20em%202020. LEAL, Patrícia Maristela de Freitas. O Brincar na Educação Infantil e o Desenvolvimento Integral da Criança (Dissertação de Mestrado em Educação), 2017, Pouso Alegre. NAVARRO, Mariana Stoeterau. O Brincar na Educação Infantil. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. p. 2123-2137. SCHULTZ, Daniela Bonifácio; SOUZA, Flora Lima Farias de. O brincar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed6/11.pdf. SOUSA, Kelly Guimarães; BARBOSA, Miria Faria; SILVA, Rosa Jussara Bonfim: O processo de ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 1396- 1412 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
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