PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anna Karollyna Ferreira e-
dc.date.accessioned2021-12-16T20:56:47Z-
dc.date.available2021-12-16T20:56:47Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3152-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: o papel do pedagogo na garantia da continuação dos estudos como direito da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema “Pedagogia hospitalar: O papel do pedagogo na garantia da continuação dos estudos como direito da criança”. A indagação levantada a partir do tema foi a de “Quais as principais contribuições do pedagogo para o desenvolvimento pedagógico de crianças e adolescentes na Pedagogia Hospitalar?” A partir dessa indagação ressaltamos o papel do pedagogo em uma classe hospitalar o qual poderá auxiliar o paciente/aluno em suas atividades escolares para que essa criança ou adolescente não se sinta totalmente excluídas da sociedade em relação à escola. O trabalho tem o objetivo de pesquisar as principais contribuições do pedagogo para a continuação do desenvolvimento pedagógico da criança e/ou adolescente na Pedagogia Hospitalar. A metodologia desenvolvida neste trabalho se deu por conta de pesquisas bibliográficas baseadas em referenciais teóricos que nortearam todo o trajeto do trabalho. A Pedagogia Hospitalar enquanto classe hospitalar se mostra bastante importante no auxílio de crianças e adolescentes que se encontram em alas hospitalares e são impedidos de frequentar uma escola regular por motivos de saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA L, A. A de; Melo, A. L. B. Os desafios do currículo para a formação inicial dos pedagogos na constituição dos saberes profissionais necessários para sua atuação em espaços não escolares. In: V colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2011. V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares avaliação das políticas curriculares: da educação básica ao ensino superior. UFPB: UFPB, 2011. BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985. BRASIL, Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: Ministério da Educação e Cultura/ Secretaria de Educação Especial,2002. BRASIL. Direitos da criança e do adolescente hospitalizados- Resolução 41, de 13 de outubro de 1995. Brasília: Imprensa Oficial, 1994. FARFUS, Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012. FONTES, R. O desafio da Educação no hospital. Revista Presença Pedagógica, n. 64. 2005. p. 21. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43 ed. Rio de Janeiro. 2005. Paz e Terra. GHIRALDELLI, P. O que é Pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006. HOUYASSE, Jean; SOETARD, Michel; HAMELINE, Daniel; FABRE, Michel. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed,2004 KRYMINICE, A. O. de S.; CUNHA, C. R. A. As múltiplas linguagens artísticas e a criança enferma. In: MATOS, E. L. M. (ORG). Escolarização Hospitalar: Educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. Ed. São Paulo, Cortez, 2005. LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2001. MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete educação informal. Dicionário interativo da educação brasileira-educabrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em https://www.educabrasil.com.br/educacao-informal/. Acesso em 14 de outubro de 2021. MORAES, M. S.; KOHN, C. D. O profissional da educação hospitalar e a sua formação: experiências com estudantes na ala da enfermaria pediátrica do hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. VI Encontro Nacional, I Internacional e I Fluminense de Atendimento Escolar Hospitalar. Faculdade UNILASSALE, 8-11 set. 2009. ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; SANTIAGO, Nilza Bernardes. A atuação do pedagogo: que profissional é esse. Pedagogia em Ação. V.1, n.2, 2009. SCHILKE, Ana Lucia T. Representações sociais em espaço hospitalar. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2008. SILVA, Carmem Silva Bissalli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, SP: Autores associados, 1999. TAVARES, Bruna Feijó. A pedagogia no espaço hospitalar: contribuições pedagógicas a um ambiente de renovação e aprendizagem. Monografia. São José. Universidade Municipal de São José – USJ, 2011.pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.FINAL.ANNA.CORRIGIDA.OK.pdf364,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador