PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3145
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A missiologia a partir da revelação bíblica e a formação de discípulos-missionários
Autor(es): Santos, Silas Bruno Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, José Luiz da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Castro, José Luiz de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Cristiano Farias dos
Resumo: A preparação e a formação de discípulos-missionários é uma realidade cada vez mais desafiadora, principalmente diante do cenário atual da sociedade. Em um mundo desfragmentado, a formação deve contemplar a totalidade da pessoa humana, levando a cada cristão a redescobrir sua vocação batismal à santidade e força transformadora do testemunho e do anúncio. Assim, o presente trabalho apresentou uma reflexão missiológica, a partir da Revelação Bíblica, pautada nas Fontes da Teologia sobre a formação de discípulos-missionários, propondo um caminho formativo a partir da redescoberta do querigma, sendo o ponto fundamental para o encontro com Jesus e para o discipulado. Fundamentada na Trindade, a missão é apresenta nos textos bíblicos como a manifestação de Deus, que conduz a história do seu Povo e caminha com ele, por meio de seus enviados. Do mesmo modo que o Filho foi enviado pelo Pai, a Igreja também é enviada como continuadora da missão de Cristo, anunciando a Boa Nova e levando a todos os homens a fazerem a experiência do encontro com o Mestre. O caminho de discipulado e, consequente o caminho formativo, nasce do encontro com a Pessoa de Jesus, que chama e envia a cada um que, por meio do Batismo, adere à fé Nele. Com isto, conclui-se que o caminho de formação do discípulo-missionário deve partir sempre do anúncio querigmático e o encontro com Jesus, levando o cristão a se configurar ao Mestre, sendo formado e se tornando formador de novos discípulos dentro da comunidade.
Abstract: La préparation et la formation des disciples missionnaires est une réalité de plus en plus difficile, surtout à la lumière de la situation actuelle de la société. Dans un monde brisé, la formation doit contempler la totalité de la personne humaine, amenant chaque chrétien à redécouvrir sa vocation baptismale à la sainteté et la puissance transformatrice du témoignage et de l'annonce. Ainsi, le présent ouvrage a présenté une réflexion missiologique, à partir de la Révélation biblique, basée sur les Sources théologiques sur la formation des disciples missionnaires, proposant un chemin de formation basé sur la redécouverte du kérygme, étant le point fondamental pour la rencontre avec Jésus et pour discipulat. Fondée sur la Trinité, la mission est présentée dans les textes bibliques comme la manifestation de Dieu, qui guide l'histoire de son Peuple et chemine avec lui, à travers ses envoyés. De la même manière que le Fils a été envoyé par le Père, l'Église est aussi envoyée comme continuatrice de la mission du Christ, annonçant la Bonne Nouvelle et amenant tous les hommes à vivre la rencontre avec le Maître. Le chemin du discipulat, et par conséquent le chemin de la formation, naît de la rencontre avec la Personne de Jésus, qui appelle et envoie tous ceux qui, par le Baptême, adhèrent à la foi en Lui. Avec cela, il est conclu que le chemin de formation du disciple-missionnaire doit toujours partir de l'annonce kérygmatique et de la rencontre avec Jésus, amenant le chrétien à se configurer au Maître, en se formant et en devenant formateur de nouveaux disciples au sein de la communauté.
Palavras-chave: Discípulos
Missionários
Igreja
Missão
Formação
Querigma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3145
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Silas Completo (2).pdf858,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador