PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3138
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assistência de enfermagem ao paciente com colostomia pós-cirurgia do mega cólon chagásico revisão de literatura
Autor(es): Silva, André Castro da
Primeiro Orientador: Carmo Filho, José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Elisangela Euripedes
Resumo: Introdução: A doença de chagas e uma patologia tropical transmitida pelo barbeiro, que transmite o protozoário Trypanosoma cruzi. O indivíduo ao ser picado pelo triatomíneo deposita suas fezes nas imediações do local da picada contaminando hospedeiro. A infecção pelo triatomíneo resulta a várias doenças, dentre elas o colón chagásico. Objetivo: Elaborar a revisão da literatura acerca da assistência de enfermagem ao paciente colostomisado pós-cirurgia do mega colón chagásico. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada por meio de busca dos estudos científicos em bases de dados eletrônicos. O resgate dos estudos foi realizado nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico, Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2011 a 2021. Resultado: Foram incluídos nesta revisão 25 artigos. A síntese dos estudos permitiu a classificação em dois subtemas: Complicações de estomia intestinal e pele periestoma e Assistência de enfermagem acerca dos cuidados da ostomia de esvaziamento Conclusão: A realização do trabalho permitiu compreender a importância de um cuidado em saúde qualificado para as pessoas portadoras de colostomia e/ou ileostomia acometidos por doença de chagas, e que as consequências causadas por esta patologia provocam alterações funcionais do trato intestinal, psicológicas, sociais e espiritual. A doença afeta também o convívio familiar e social do colostomisado. A assistência prestada a esse paciente, também é estendida para a família levando-os a entender e a conviver com a bolsa implantada. Cabe também a esse profissional motivar e ensinar o paciente a realizar o autocuidado com a bolsa de colostomia e a higiene do seu corpo.
Palavras-chave: Doença de chagas
Assistência de enfermagem
Cuidado de enfermagem
Colostomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3138
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador