Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Adriana dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T19:51:39Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T19:51:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3122 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Teorias da administração | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar: um processo de democratização nas relações de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Antônio Evaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Julenice Alves da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171643393577694 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como investigação analisar a Gestão Escolar. Ferreira (1999 apud FERREIRA, 2000, p. 985) afirma que “Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” [...]. A metodologia desta pesquisa será uma revisão bibliográfica do tipo bibliográfico descritivo-exploratório com autores como Hora, Ferreira, Lück, Lourenço Filho, Savianni. Partindo das diferentes teorias da administração do século XX como Escola Clássica, a Psicossocial e a Contemporânea visamos compreender o conceito de Gestão Escolar sendo uma Gestão Democrática, Participativa, a qual numa gestão democrática todos participam nas tomadas de decisões. Este trabalho se justifica pela necessidade de perceber a transformação da escola por meio da transição da administração para a gestão, como também a mudança nas relações de trabalho por meio da implantação e da execução do projeto pedagógico. Assim o presente trabalho irá historiar o processo da administração escolar; compreender as diferentes teorias da administração ligadas ao processo de decisão; compreender e entender o conceito de gestão escolar; compreender a importância da Gestão como melhoria das relações de trabalho na escola; reconhecer a importância do Projeto Político Pedagógico como elemento balizador da gestão democrática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Adriana dos Reis Ribeiro.pdf | 313,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador