PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Adriana dos Reis-
dc.date.accessioned2021-12-16T19:51:39Z-
dc.date.available2021-12-16T19:51:39Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3122-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTeorias da administraçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.titleGestão escolar: um processo de democratização nas relações de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Julenice Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171643393577694pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como investigação analisar a Gestão Escolar. Ferreira (1999 apud FERREIRA, 2000, p. 985) afirma que “Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” [...]. A metodologia desta pesquisa será uma revisão bibliográfica do tipo bibliográfico descritivo-exploratório com autores como Hora, Ferreira, Lück, Lourenço Filho, Savianni. Partindo das diferentes teorias da administração do século XX como Escola Clássica, a Psicossocial e a Contemporânea visamos compreender o conceito de Gestão Escolar sendo uma Gestão Democrática, Participativa, a qual numa gestão democrática todos participam nas tomadas de decisões. Este trabalho se justifica pela necessidade de perceber a transformação da escola por meio da transição da administração para a gestão, como também a mudança nas relações de trabalho por meio da implantação e da execução do projeto pedagógico. Assim o presente trabalho irá historiar o processo da administração escolar; compreender as diferentes teorias da administração ligadas ao processo de decisão; compreender e entender o conceito de gestão escolar; compreender a importância da Gestão como melhoria das relações de trabalho na escola; reconhecer a importância do Projeto Político Pedagógico como elemento balizador da gestão democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Adriana dos Reis Ribeiro.pdf313,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador