PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão da criança autista no contexto escolar: contribuições do Teacch, ABA e Dir-floortime
Autor(es): Cesar, Maria Jullia Sousa
Primeiro Orientador: Toschi, Larissa Seabra
metadata.dc.contributor.referee1: Portugal, Amélia Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por barreiras à comunicação, interação, comportamentos com interesses restritos e repetitivos. Dentre os pontos envolvidos no tratamento de um indivíduo com TEA, a fim de expandir o desenvolvimento social e potencial comunicativo, é sugerido que estes estejam em grupos de crianças típicas, na escola regular. Entretanto, receber uma criança atípica no ambiente escolar pode demandar inúmeras adaptações e necessitar apoio especializado. Objetivo: Descrever como o método Teacch, a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e o modelo DIR/Floortime podem contribuir para a inclusão do aluno com TEA no ambiente escolar. Método: Revisão bibliográfica de 22 artigos pesquisados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, PubMed, CoDAS, Portal de Periódicos CAPES, publicados no período de 2003 a 2021. Resultados: As três vertentes citadas anteriormente promovem a inclusão da criança com TEA e consideram as particularidades de cada criança. O programa TEACCH é altamente estruturado e combina diferentes materiais visuais para melhorar a linguagem, estudar e reduzir comportamentos inadequados. A ABA propõe um plano de ensino de habilidades comportamentais com base na análise comportamental aplicada no ambiente natural, que é útil para o desenvolvimento nas áreas da comunicação, interação social, habilidades acadêmicas e de vida diária. O modelo DirFloortime enfatiza o envolvimento e participação da família. “Family First” (família em primeiro lugar) na base da intervenção, bem como diferentes especialidades de tratamento (integração sensorial), expressão e integração na estrutura educacional. Considerações finais: A inclusão de crianças com TEA proporciona não apenas o aprendizado inestimável de todos os alunos e o respeito às dessemelhanças, como também o crescimento de toda equipe responsável pelo caso. A relação entre escola e equipe multidisciplinar é essencial para que se obtenha acesso às estratégias traçadas, em conjunto com o apoio familiar.
Abstract: Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder characterized by barriers to communication, restricted and repetitive behaviors or interests. Among the points involved in treating an individual with ASD, in order to expand social development and communicative potential, it is suggested that these are in groups of typical children, at school as early as possible. However, receiving an atypical child in the school environment may require numerous adaptations and needs specialized support. Objective: To describe how the Teachch method, Applied Behavior Analysis and the DIR/Floortime model can contribute to the inclusion of students with ASD in the school environment. Method: Literature review of 22 articles in Scielo, Google Scholar, PubMed, CoDAS, Portal de Periódicos CAPES databases, published from 2003 to 2021. Results: The three aspects mentioned above promote the inclusion of children with ASD and consider the particularities of each child. The TEACCH program is highly structured that combines different visual materials to improve language, study and reduce inappropriate behaviors. ABA proposes behavioral skills teaching plan based on behavioral analysis applied in the natural environment, which is useful for development in the areas of communication, social interaction, academic skills and daily life. The DirFloortime model emphasizes family involvement and participation. “Family First” (family first) at the base of the intervention, as well as different treatment specialties (sensory integration), expression and integration in the educational structure. Final considerations: The inclusion of children with ASD provides not only invaluable learning for all students, and respect for differences, but the growth of the entire team responsible for the case. The relationship between the school and the multidisciplinary team is essential to gain access to the outlined strategies, together with family support.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Inclusão
Teacch
ABA
DirFloortime
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3112
Data do documento: 14-Dez-2021
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