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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3110
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a prática fonoaudiológica a partir das perspectivas comportamental, cognitivista e interacionista |
Autor(es): | Souza, Débora Iêda Miranda |
Primeiro Orientador: | Toschi, Larissa Seabra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Portugal, Amélia Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Eliane Faleiro de |
Resumo: | Introdução: O fonoaudiólogo da área de linguagem é responsável pela prevenção e reabilitação dos transtornos que interferem na comunicação. A partir de um ou outro pressuposto teórico existe uma demanda de mudanças no arcabouço clínico, seja no plano do método, seja no da técnica, o que indica que o processo de intervenção clínica não se faz pela regularidade e/ou homogeneidade. Objetivo: Conhecer o fazer fonoaudiológico e pensar sobre as diferentes formas de atuação com comprometimento da linguagem mediante as perspectivas comportamental, cognitivista e interacionista Métodos: Revisão bibliográfica sobre a atuação fonoaudiológica nas abordagens Comportamental, Cognitivista e Interacionista, com pesquisas realizadas em banco de dados como Scielo, Periódicos Capes e Pubs ASHA sem limite de data. 20 artigos, 4 dissertações e 1 tese foram selecionados e acrescido 1 livro. Resultados: A teoria comportamental pode beneficiar as práticas fonoaudiológicas, uma vez que os comportamentos indesejados podem ser eliminados ou diminuídos e, por outro lado, comportamentos desejáveis podem ser reforçados e modelados. Para o cognitivismo, é a partir da estimulação lúdica para obtenção do desenvolvimento do simbolismo que os conceitos adquiridos serão codificados linguisticamente. E para abordagem interacionista, a atuação na clínica fonoaudiológica tem o diálogo como ponto fundante de todo o processo terapêutico. Discussão: As três abordagens têm fundamentações muito distintas e que apesar das diferenças conceituais e metodológicas, todas conseguem alcançar resultados positivos na evolução do quadro linguístico das crianças. É fundamental reconhecer a potencialidade e a beleza de cada uma e frisar a importância desse conhecimento para todo estudante ou profissional da Fonoaudiologia, principalmente aqueles que atuam com linguagem na infância. Conclusão: A Fonoaudiologia não se restringe a uma única maneira de atividade dentro da atuação com linguagem. Dito isso, as abordagens presentes neste estudo têm suas diferenças, mas objetivos em comum: adequar a linguagem e melhorar a comunicação. Embora não sigam a mesma linha de pensamento, cada maneira de atuar sob as diferentes queixas linguísticas tem suas justificativas e resultados positivos. |
Abstract: | Introduction: The Speech-Language Pathologist of the language area is responsible for the prevention and rehabilitation of disorders that interfere in communication. From one or another theoretical assumption there is a demand for changes in the clinical framework, either at the method plan, either at the technique, which indicates that the process of clinical intervention is not done by regularity and/or homogeneity. Objective: To know the speech therapy practice and think about different forms of action with linguistic commitment through behavioral, cognitive and interactionist perspectives. Methods: Literature review about speech therapy act in behavioral, cognitive and interactionist approaches, with research conducted in databases such as Scielo, Capes Periodicals and ASHA Pubs with no date limit. 20 articles, 4 dissertations and 1 thesis were selected and added 1 book. Results: Behavioral theory can benefit speech therapy practices, since unwanted behaviors can be eliminated or decreased and, on the other hand, desirable behaviors can be reinforced and modeled. For cognitivism, it is from playful stimulation for the development of symbolism attainment that the acquired concepts will be linguistically encoded. And for the interactionist approach, the performance in speech therapy clinic has the dialogue as the foundation point of the entire therapeutic process. Discussion: The three approaches have very different foundations and despite the conceptual and methodological differences, all of them can achieve positive results in the evolution of the linguistic framework of children. It is essential to recognize the potentiality and beauty of each one and emphasize the importance of this knowledge for every student or professional of speech therapy, especially those who work with language in childhood. Conclusion: Speech therapy is not restricted to a single way of activity within the language clinic. That said, the approaches in this study have their differences, but common objectives: adapt language and improve communication. Although they do not follow the same line of thought, each way of acting on different linguistic complaints has its justifications and positive results. |
Palavras-chave: | Linguagem Atuação fonoaudiológica Atraso de linguagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3110 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
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