PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3100
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de telas na infância: revisão bibliográfica sobre riscos e prejuízos para o desenvolvimento cognitivo e linguístico
Autor(es): Passos, Tawanna Pereira
Primeiro Orientador: Toschi, Larissa Seabra
metadata.dc.contributor.referee1: Portugal, Amélia Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
Resumo: Introdução: A presença da tecnologia no dia-a-dia de todos já é uma realidade no mundo. A constante e crescente aproximação com o ciberespaço tem acontecido cada vez mais precocemente. Entretanto, o uso desregrado das tecnologias nestes períodos pode desencadear problemas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Objetivo: Investigar os problemas ou consequências no desenvolvimento cognitivo e linguístico ligados à era digital, mais especificamente à exposição abusiva de telas. Métodos: Foi realizado uma revisão bibliográfica em literatura nacional e internacional nas seguintes bases de dados: SciELO, MEDLINE e CAPES. Como critérios de inclusão, os artigos deveriam tratar do tema e estar compreendidos entre o período de 2005 a 2021. Resultados e discussão: A dependência digital da geração online causou mudanças significativas no processo cognitivo das crianças e adolescentes. Evidências recentes, sugerem que o uso da mídia baseada na tela apresenta riscos neurobiológicos em crianças. As tecnologias interferem no crescimento cognitivo e limitam experiências da vida real. Existe uma associação significativa entre uso de dispositivos móveis de mídia e atraso expressivo de fala em crianças de 18 meses. Conclusões: Constatou-se que as telas trazem riscos e prejuízos cognitivo e linguístico se usados durante a infância. Ainda é preciso ter mais estudos na área da fonoaudiologia sobre este assunto.
Abstract: Introduction: The presence of technology in everyone's daily lives is already a reality in the world. The constant and growing approach to cyberspace has happened earlier and earlier. However, the unruly use of technologies in these periods can trigger problems in the development of children and adolescents. Objective: Investigate the problems or consequences in cognitive and linguistic development linked to the digital age, more specifically to the abusive exposure of screens. Methods: A literature review was conducted in national and international literature in the following databases: SciELO, MEDLINE and CAPES. As inclusion criteria, the articles should deal with the topic and be included between 2005 and 2021. Results and Discussion: The digital dependence of the online generation has caused significant changes in the cognitive process of children and adolescents. Recent evidence suggests that the use of screen-based media presents neurobiological risks in children. Technologies interfere with cognitive growth and limit real-life experiences. There is a significant association between the use of mobile media devices and expressive speech delay in 18-month-old children. Conclusion: It was found that the screens bring risks and cognitive and linguistic impairments if used during childhood. It is still necessary to have more studies in the area of speech therapy on this subject.
Palavras-chave: Telas
Atraso de linguagem
Fonoaudiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3100
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Tawanna FINAL.pdf595,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador