PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3082
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Segurança dos profissionais de saúde no atendimento pré-hospitalar frente a pandemia da Covid-19
Autor(es): Teles, Isabella Ramos
Primeiro Orientador: Melo, Gleydson Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Vanusa Claudete Anastácio Usier
metadata.dc.contributor.referee2: Assunção, Lazieny Avelina de
Resumo: INTRODUÇÃO: O capítulo IV da portaria nº 288/GM/MS, de 12 de março de 2018, institui o atendimento pré-hospitalar, como a assistência de caráter emergencial, prestada à vítima, após intercorrências que envolvam o agravo à sua saúde (BRASIL, 2018). A segurança do profissional de saúde está intrinsecamente ligada a esforços para reduzir eventos adversos relacionados à saúde e a segurança do paciente (PRADO et al.,2020). Em decorrência da infecção Humana pelo novo Coronavírus, sucedeu-se o fundamento da requisição do emprego iminente de medidas de prevenção (BRASIL, 2020) OBJETIVOS: Descrever a importância da segurança da equipe multiprofissional durante o atendimento pré-hospitalar frente a Pandemia da Covid-19. Conceituar atendimento pré-hospitalar e os serviços oferecidos. Descrever a importância da segurança do profissional de saúde. Identificar estratégias que promovam a segurança do cuidador e do paciente durante o atendimento hospitalar frente ao Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, o material utilizado nessa pesquisa foi identificado nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Coleciona SUS. Para o levantamento do material utilizado na pesquisa, foram elencados os seguintes descritores em Ciências da Saúde os descritores em Ciências da Saúde (DECS) sendo eles: “Segurança” “Pré-Hospitalar” “Coronavírus” e “Covid-19”. Ainda se utilizou o operador booleano AND para a estratégia de busca. Foram incluídos artigos nos idiomas inglês e português publicados nos últimos 05 anos (2016 a 2021) e que abordassem a segurança do profissional de saúde frente a pandemia da Covid-19. RESULTADOS: Dentre fatores apresentados que influenciam na segurança dos profissionais de saúde durante o atendimento pré-hospitalar frente a pandemia da Covid-19, estão relatados que 50% dos artigos apresentam como queixa principal o ambiente saturado, 33% se referem a superfícies contaminadas, insegurança quanto aos procedimentos realizados e medo de contaminação 16% relatam falta de insumos compatíveis, pressão psicológica e receio do contato direto com o paciente e os demais artigos apontam que 66% dos profissoinais tem o risco a saúde ocupacional e a escassez de equipamentos de proteção individual.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se relevante a realização deste estudo pois perante ao cenário de pandemia, se torna imprescindível conhecer os aspectos ligados à segurança do trabalhador no atendimento pré-hospitalar frente a pandemia da Covid-19.
Palavras-chave: Segurança
Pré-hospitalar
Coronavírus
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3082
Data do documento: 1-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador