Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Ludmilla de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T14:57:26Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T14:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3072 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Administração | - |
dc.subject | Escola | - |
dc.title | Estudo comparativo entre conceito geral de administração e a gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Mardônio Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0516-7905 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8859418160324890 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi tratar do conceito geral de Administração e Gestão Escolar em suas comparações. Nesse sentido, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito dos seguintes temas: o surgimento do capitalismo e as características da administração científica, incluindo o Taylorismo e o Fordismo; as diferentes concepções de Gestão Escolar, incluindo as Concepções Técnico-Cientifica e a Sociocrítica (concepção Autogestionária e Democrático-Participativa). Por fim, são também abordadas as diferenças entre Gestão Escolar e a Administração Empresarial. A partir das definições e discussões apresentadas, pôde-se estabelecer a comparação dos conceitos e da origem destes. Como resultado do trabalho inferiu-se que em primeiro momento, a gestão escolar foi baseada nos conceitos de administração surgidos após a revolução industrial e esta foi entendida como Técnico-Científica; em contraposição, tem-se a concepção Sociocrítica, a qual busca observar aspectos da construção das relações sociais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Ludimila Medeiros Martins (1).pdf | 298,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador