PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Ludmilla de Medeiros-
dc.date.accessioned2021-12-16T14:57:26Z-
dc.date.available2021-12-16T14:57:26Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3072-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAdministração-
dc.subjectEscola-
dc.titleEstudo comparativo entre conceito geral de administração e a gestão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mardônio Pereira da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0516-7905pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859418160324890pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi tratar do conceito geral de Administração e Gestão Escolar em suas comparações. Nesse sentido, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito dos seguintes temas: o surgimento do capitalismo e as características da administração científica, incluindo o Taylorismo e o Fordismo; as diferentes concepções de Gestão Escolar, incluindo as Concepções Técnico-Cientifica e a Sociocrítica (concepção Autogestionária e Democrático-Participativa). Por fim, são também abordadas as diferenças entre Gestão Escolar e a Administração Empresarial. A partir das definições e discussões apresentadas, pôde-se estabelecer a comparação dos conceitos e da origem destes. Como resultado do trabalho inferiu-se que em primeiro momento, a gestão escolar foi baseada nos conceitos de administração surgidos após a revolução industrial e esta foi entendida como Técnico-Científica; em contraposição, tem-se a concepção Sociocrítica, a qual busca observar aspectos da construção das relações sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Ludimila Medeiros Martins (1).pdf298,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador