PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potencial da melissopalinologia no estudo da interação inseto-flor de Tetragonisca angustula no Cerrado antropizado de Uruaçú, Estado de Goiás
Autor(es): Camargo, João Victor Morais
Primeiro Orientador: Pires, Matheus Godoy
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barberi, Maira
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves Filho, Jales Teixeira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Andréa Mara de
Resumo: O estudo das interações entre as abelhas e plantas angiospermas está diretamente relacionado ao processo de polinização e à renovação e manutenção de toda diversidade vegetal. As plantas fornecem pólen e o néctar, que são as duas únicas fontes de alimentos das abelhas retiram das plantas. Esse trabalho se dedicou a estudar o conteúdo polínico contido no mel de uma colônia de Tetragonisca angustula Latreille, 1811, uma abelha da tribo Meliponini nativa da América do Sul, em um contexto ambiental severamente modificado pelo homem em domínio do Cerrado, no município de Uruaçu, estado de Goiás. Uma amostra do mel da colônia foi amostrada durante a época seca, a fim de se investigar as famílias de plantas com potencial apícola presentes na amostra, revelando a não existência, nesse contexto, de uma dominância evidente entre as famílias vegetais exploradas por essa espécie de abelha, porém uma maior quantidade de pólen de Urticaceae e Lagoniaceae é demonstrada. A família com maior diversidade polínica observada foi Asteraceae, com seis morfotipos distintos identificados, o que reforça o conhecimento de que Tetragonisca angustula é uma abelha generalista importante na polinização de plantas silvestres da região.
Palavras-chave: Meliponini
Cerrado
Melissopalinologia
Antropização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2957
Data do documento: 1-Dez-2021
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