Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Gabrielly Leticcya Santos da | - |
dc.creator | Dantas, Lara Costa Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T16:49:41Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T16:49:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2920 | - |
dc.description.abstract | Objective: To characterize the environmental and socio-occupational aspects of the voice of the professional actors of theater of the group Máskara Method: Transversal study with 11 actors of the Máskara - Transdisciplinar Center of Research in Theater, Dance and Performance performed from a questionnaire about symptoms and vocal and extra-vocal complaints, as well as environmental aspects, habits and demands related to the work of a theater actor. Previously structured standardized protocol (PROTEA) was used. Results: The history of actions for vocal care resulted that only 3 (27.3%) perform vocal cool-down after professional emission, only 2 (18.2%) members do or have already done vocal health prevention monitoring with speech therapy guidance. All participants reported use of vocal technique to act, however, none mentioned speech therapy guidance. 6 (54.5%) actors approached vocal difficulty on a daily basis, the same percentage reported alcohol consumption. Conclusion: The actors of Máskara - Transdisciplinary Center for Research in Theatre, Dance and Performance do not perform the vocal practice on stage in a safe way, characterizing the vocal aspects with high complaints about the impostation on stage, making it necessary speech therapy intervention to carry out a work of awareness about the importance of evaluation work, for prevention and monitoring. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Voz | - |
dc.subject | Teatro | - |
dc.title | Caracterização dos aspectos ambientais e sócio-ocupacionais da voz do núcleo transdisciplinar de pesquisas em teatro, dança e performance – Máskara | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, Tânia Maestrelli | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6621-4939 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0200911871913505 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Silvia Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1405592942813605 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nogueira, Ronei Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7060628703910009 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Caracterizar os aspectos ambientais e sócio-ocupacionais da voz dos atores de teatro do grupo Máskara. Método: Estudo transversal com 11 atores membros do Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance realizada a partir de questionário sobre sintomas e queixas vocais e extra vocais, bem como aspectos ambientais, hábitos e demandas relacionados ao trabalho de ator de teatro. Foi utilizado protocolo padronizado específico previamente estruturado (PROTEA). Resultados: O histórico de ações para cuidados vocais resultou que apenas 3 (27,3%) realizam o desaquecimento vocal após emissão profissional, apenas 2 (18,2%) integrantes fazem ou já fizeram acompanhamento de prevenção à saúde vocal com orientação fonoaudiológica. Todos os participantes relataram uso de técnica vocal para atuar, entretanto, nenhum mencionou orientação fonoaudiológica. 6 (54,5%) atores abordaram dificuldade vocal no dia a dia, a mesma porcentagem referiu consumo de bebidas alcoólicas. Conclusão: Os atores do Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance não realizam a prática vocal em cena de forma segura, caracterizando os aspectos vocais com elevadas queixas quanto à impostação em cena, fazendo-se necessária intervenção fonoaudiológica no intuito de realizar um trabalho de conscientização quanto à importância do trabalho de avaliação, para prevenção de distúrbios vocais e acompanhamento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.thumbnail.url | Ator | - |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - GABRIELLY E LARA - corrigido.docx | 2,36 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador