PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rogério Pires Alves-
dc.date.accessioned2021-12-15T16:37:15Z-
dc.date.available2021-12-15T16:37:15Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2918-
dc.description.abstractThroughout the human society history, the continuous effort for the pursuit of well-being is identified. The development of technologies in the means of transport is part of this context, aiming to provide more safety, agility, and comfort. However, some trends may prove to be wrong and need to be rethought and corrected, especially when it comes to impact environment and, consequently, the human existence. This research is carried out in this context of needing to preserve the environment as it is dedicated to the analysis of climatic conditions identified in various global entities’ studies and of aviation contribution to the current degraded scenario and its possible solutions. Regarding scientific classification, this article is a basic nature one, with exploratory objective and qualitative and quantitative approaches, as, in addition to presenting the fundamentals related to the theme, it sought environmental data under discussion in numbers and graphs today, by consulting books, theses, articles and scientific projects adopting, therefore, bibliographic research procedures. Considering the search for solutions in order to reduce the environmental degradation process in aviation field, the research shows how electromotors in the aeronautical environment can mitigate toxic gas emissions that increases the greenhouse effect. The benefits of using these electric engines, their functioning and their applications are mentioned, and comparisons with conventional engines used in aviation are made. The interest of large manufacturers and future and ongoing projects are also evidenced in the research. It should be noted that the study of electromotors is an object of physics and chemistry areas, making a basic understanding of these concepts necessary in order to understand the whole. The electric motors' use in aviation is still incipient, however, there are numerous projects for the development of 100% electric or hybrid aircraft that need to overcome some obstacles that are also addressed in this study. Important institutions related to the theme have joined together to offer cooperation in the development processes of electric thrusters, which have been a recurrent agenda at world meetings, in response to the UN proposal regarding the future of the planet, in order to ensure its use for current and future generations.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletromotorespt_BR
dc.subjectEnergia sustentávelpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleBenefícios dos eletromotores na aviaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história da sociedade humana, observa-se o empenho na busca do bem-estar. O desenvolvimento das tecnologias nos meios de transporte faz parte desse contexto, propiciando mais segurança, agilidade e conforto. Porém, algumas tendências podem apresentar, com o passar do tempo, equívocos que necessitam ser repensados e corrigidos, especialmente quando se trata de impactar o meio em que vivemos e, por conseguinte, a própria existência humana. É nessa conjuntura de necessidade de preservação do meio ambiente que esta pesquisa se desenvolve, ao se dedicar à análise das condições climáticas apontadas em estudos de diversas entidades globais e da contribuição da aviação para o cenário atual de degradação e possíveis soluções. Sob a ótica da classificação científica, o trabalho é de natureza básica de objetivo exploratório e abordagens qualitativa e quantitativa, pois, além de apresentar os argumentos relacionados à temática, buscou nos números e gráficos alguns dados ambientais em discussão na atualidade, por meio de consulta a livros, teses, artigos e projetos científicos, adotando, portanto, os procedimentos bibliográficos de pesquisa. Considerando a busca por soluções para mitigar esse processo de degradação ambiental no âmbito da aviação, a pesquisa mostra como os eletromotores no meio aeronáutico podem contribuir para a redução de emissões de gases tóxicos que provocam o aumento do efeito estufa. São mencionados os benefícios da adoção desses motores, seu funcionamento, suas aplicações e feitas comparações com os motores convencionais utilizados na aviação. O interesse dos grandes fabricantes e os projetos futuros e em andamento também são evidenciados na pesquisa. Vale ressaltar que o estudo dos eletromotores abarca as áreas da física e da química, tornando-se necessário um entendimento básico desses conceitos a fim de facilitar a compreensão do todo. O uso dos motores elétricos na aviação ainda é prematuro, contudo, há inúmeros projetos para o desenvolvimento de aeronaves 100% elétricas ou híbridas que precisam vencer alguns obstáculos que igualmente são abordados por este estudo. Importantes instituições ligadas à temática associam-se para oferecer cooperação nos processos de desenvolvimento dos propulsores elétricos, que vêm sendo pauta recorrente em encontros mundiais, atendendo à lógica proposta pela ONU quanto ao futuro do planeta, visando garantir seu usufruto para as atuais e futuras gerações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.relation.referencesAFFONSO, L. C. Avião demonstrador elétrico da Embraer inicia campanha de ensaios em voo. 2021. Disponível em: https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206909-aviao-demonstrador-eletrico-da-embraer-inicia-campanha-de-ensaios-em-voo. Acesso em: 26 out. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Metodologia de cálculo inventário de admissões atmosféricas. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/arquivos/metodologia-de-calculo_v8.pdf. Acesso em: 10 set. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Plano de zoneamento de ruido de aeródromos. 2021. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-161/@@display-file/arquivo_norma/RBAC161EMD01.pdf. Acesso em: 13 set. 2021. AIRBUS. Zero emission. 2021. Disponível em: https://www.airbus.com/en/innovation/zero-emission. Acesso em: 22 out. 2021. BARROS, Silvio. Volkswagen caminhões utilizarão bateria à base de nióbio. 2021. Disponível em: https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/volkswagen-caminhoes-utilizara-bateria-a-base-de-niobio. Acesso em 26 out. 2021. BRUZIQUESI, C. Nióbio: um elemento químico estratégico para o Brasil. 2019 Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/GqJxYfqWsqktQHbVYgTvpnS/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2021. COSTA FILHO, A. S. Regulamento de tráfego Aéreo. 3. Ed. São Paulo: Espaço Aéreo, 2017. EMBRAER. Avião demonstrador elétrico da Embraer inicia campanha de ensaios em voo. 2021. Disponível em: https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206909-aviao-demonstrador-eletrico-da-embraer-inicia-campanha-de-ensaios-em-voo. Acesso em: 26 out. 2021 FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Aviation emissions, impacts e mitigation. 2015. Disponível em: https://www.faa.gov/regulations_policies/policy_guidance/envir_policy/media/primer_jan2015.pdf. Acesso em 15 set. 2021. G1. Meta de redução de carbono do Brasil na COP26 empata com meta de 2015 e reforça pedalada climática, apontam especialistas. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/cop-26/2021/noticia/2021/11/01/meta-de-reducao-de-carbono-apresentada-pelo-brasil-na-cop26-empata-com-meta-ja-proposta-em-2015-alertam-especialistas.ghtml. Acesso em 01 nov. 2021. GENERAL ELETRIC COMPANY (GE). Energy transition & descarbonization. 2021. Disponível em: https://www.ge.com/about-us/energy-transition v. Acesso em 27 out. 2021. HOMA, J. M. Aeronaves e motores. Ed. São Paulo: Asa, 2015(a). HOMA, J. M. Aerodinâmica e teoria de voo. Ed. São Paulo: Asa, 2015(b). INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO). CO2 emissions from commercial aviation. 2019. Disponível em: https://www.icao.int/Meetings/a40/Documents/WP/wp_560_rev1_en.pdf. Acesso em 10 set. 2021. KUMAR, V. et all. Patologia Básica. 9. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION (NASA). Why So Many Global Temperature Records. 2015. Disponível em: https://www.giss.nasa.gov/research/features/201501_gistemp/. Acesso em 11 set. 2021. MAGNIX. Magnix claims first for electric aircraft. 2019. Disponível em: https://www.magnix.aero. Acesso em: 10 out. 2021. MAGNIX. Products e services. 2020. Disponível em: https://www.magnix.aero/services#motorTab. Acesso em 12 out. 2021. MAGNIX. Magni350 EPU. 2021. Disponível em: https://www.magnix.aero/services#motorTab. Acesso em: 28 out. 2021. MICHELINI, A. Baterias de lítio. 1. Ed. São Paulo: STA, 2020. OLIVEIRA, G. S. Mudanças climáticas. 12ª edição. Ed. Brasília: MEC, SEB ; MCT ; AEB, 2009. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Yearbook of global climate action. 2019. Disponível em: https://unfccc.int/sites/default/files/resource/GCA_Yearbook2019.pdf. Acesso em: 11 set. 2021. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). COP26: O que se sabe e por que realmente importa? 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/10/1768682. Acesso em: 01 nov. 2021. SAINTIVE, N. S. Performance de aviões a jato. 15. Ed. São Paulo: Asa, 2018. SANTOS, M. D. S. Veículos elétricos e híbridos. São Paulo: Érica, 2020. SONNEMAKER, J. B. Meteorologia. 32. Ed. São Paulo: Asa, 2017. STEFFEN et al. Experimental test of airplane boarding methods. 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969699711000986. Acesso em: 15 out. 2021. VIANA, J. C. F. Conhecendo o corpo humano. 3. Ed. Sergipe: Funesa, 2014. WORD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health effects of black carbon. 2012. Disponível em: https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/162535/e96541.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584647447120495pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Benefícios dos eletromotores na aviação (6).docx243,74 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador