PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2884
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Migrações nordestinas na cidade de Senador Canedo-GO
Autor(es): Sousa Júnior, Bernardo Alves
Primeiro Orientador: Santos, Oyana Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Malheiros, Roberto
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Angela Dantas Fonseca dos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, se propõe a abordar uma temática que sempre se mostrou importante na história da sociedade, mas que em tempos recentes, mostra-se ainda mais importante dado a intensificação e grandiosidade do fenômeno migratório, assim há uma necessidade de compreender mais sobre esses fluxos migratórios que ocorrem por todo o espaço geográfico, mensurar qual a importância e quais são as consequências desses fluxos migratórios para a sociedade humana. Assim, tem-se como objetivo, aplicar os estudos mais amplos sobre migração no mundo e no Brasil e buscar um maior entendimento do fenômeno em localidade específica. Iniciar uma análise dos fluxos migratórios que estão acontecendo no município de Senador Canedo, saber como ocorre, quem são os envolvidos e qual é a importância dos mesmo para a cidade, se constitui a problemática principal deste estudo. Primeiramente, através de pesquisa de cunho bibliográfico, realizar-se-á, uma abordagem das migrações internacionais, nacionais e estatuais, para depois avançar no estudo da realidade do processo migratório em Senador Canêdo, quando para esse fim para se fará uma coleta de dados via questionário usando o aplicativo Google Forms e entrevistas semiestruturadas a algumas pessoas que residam ou trabalham na cidade de Senador Canedo. Sendo, o número de pessoas interpeladas, estabelecido de forma aleatória. Ao buscar através desse trabalho, entender qual o perfil desses imigrantes, e se essas migrações estão contribuindo de forma positiva ou negativa para o município, verificou-se que em sua maioria são originários de estados nordestinos e em sua grande maioria rapidamente se incorporam a vida social e econômica da localidade.
Palavras-chave: Fluxos migratórios
Cidades
Município de Senador Canedo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2884
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Bernerdo Bernardo Alves Sousa Júnior.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador