PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2882
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar geográfico sobre a Praça da Juventude: Jardim das Aroeiras Goiânia-Go
Autor(es): Araújo, Maísa Gonçalves
Primeiro Orientador: Santos, Oyana Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Angela Dantas Fonseca dos
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Agostinho Carneiro
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, visa demonstrar uma das heranças do desenvolvimento da urbanização nas periferias, que aí deixa sempre, um rastro de pobreza da classe trabalhadora que reside nas cidades e que para aí se deslocaram a procura de melhores condições de vida. Para tal, foi escolhido para a efetivação de um olhar geográfico, objetivando entender o fenômeno da urbanização nas periferias, uma praça localizada em bairro periférico de uma cidade no planalto central que nasceu planejada. Em uma pesquisa de base bibliográfica, mas com idas a campo para observação e captação de dados, estabeleceu-se como base empírica da investigação o espaço localizado na região leste de Goiânia, a Praça da Juventude no Jardim das Aroeiras. A problemática a nortear este estudo está na curiosidade de se verificar: Qual a importância desta Praça para os moradores Locais; Quem faz uso efetivo desta Praça e quantos são aproximadamente; Qual o potencial do uso desta praça na mobilização de pessoas reividicando melhorias para o bairro e região. Observou-se que este espaço constitui-se a Única área de lazer para os trabalhadores locais e das imediações do bairro, que possuem uma identidade com o local, e se apropriam do local de diversas formas, com alta possibilidade de ser o local chave para mobilização de populares em torno de causas de interesse para todos mas que no atual momento não foi detectado indícios deste uso.
Palavras-chave: Lazer
Região Leste de Goiânia
Praça da Juventude
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2882
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Finalizado Maisa Gonçalves Araujo.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador