PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorProcópio, Ângela Lúcia Lima-
dc.date.accessioned2021-12-14T22:12:57Z-
dc.date.available2021-12-14T22:12:57Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2870-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectProfessor de educação física-
dc.subjectAlunos com deficiência auditiva-
dc.subjectInclusão escolar-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.titleA inclusão de alunos com deficiência auditiva nas aulas de Educação Física escolar do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Clistênia Prudenciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076265393799586pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Sônia de Jesus da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220164222115367pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como título “A inclusão de alunos com deficiência auditiva nas aulas de educação física escolar do ensino fundamental”. O objetivo geral da pesquisa é analisar se o recurso de Libras é de fato oferecido e prestado pelas escolas e qual sua contribuição para o desenvolvimento e socialização das crianças surdas nas aulas de educação física. Os objetivos específicos, constatar se os professores de educação física têm conhecimento sobre deficiência auditiva e capacitação em Libras; verificar se as escolas apoiam os professores através de atualizações e formação contínua no processo de inclusão escolar para deficientes auditivos; averiguar se aplicação da linguagem de Libras realmente desenvolve e socializa a criança surda na aula de educação física. A partir da pesquisa de campo descritiva realizada por meio de um questionário desenvolvido especificamente para realização desse estudo, com um total de 14 questões fechadas de múltipla escolha, aplicado uma única vez e que foi respondido por 5 professores de educação física do ensino fundamental de 5 diferentes escolas públicas da região central de Goiânia, no estado de Goiás, concluímos que a maioria dos professores precisam de capacitação e as escolas devem apoiar esses professores principalmente em atualizações e formação contínua sobre Libras e novas práticas de ensino, para que inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva possa acontecer nas aulas de educação física do ensino regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia final da Ângela2 (1)[2083].pdf637,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador