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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2840
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Experiências de vida de adolescente e adultos jovens com paralisia cerebral: uma revisão da literatura |
Autor(es): | Braga, Jainara Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Sandoval, Renato Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sorto, Bruna Peccatiello |
metadata.dc.contributor.referee2: | Jordão, Giovana Loiola de Farias |
Resumo: | Objetivo: analisar o relato de adolescentes e jovens adultos com paralisia cerebral com a fim de identificar as barreiras e elementos facilitadores de participação a partir de estudos já publicados. Método: Foi realizada uma revisão de literatura através da busca nas bases de dados National Library of Medicine e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde nos idiomas português, inglês e espanhol. Os artigos encontrados passaram por um processo de seleção de cinco etapas até chegar ao agrupamento de dados. Resultados: Foram selecionados sete artigos. A partir da análise de conteúdo emergiram três temas: barreiras de participação; Facilitadores de participação; Vivências e estratégias de adaptação. Conclusão: Existem mais barreiras que impedem as experiências de vida quando comparado aos elementos facilitadores. Entre as barreiras estão a fadiga e dor, discriminação, limitação do quadro motor e falta de acessibilidade. Os facilitadores são os poucos ambientes adaptados, apoio de pais e amigos e o uso de dispositivos auxiliares de marcha. |
Abstract: | Aims: to analyze the reports of adolescents and young adults with cerebral palsy in order to identify barriers and facilitating elements of participation based on previously published studies. Method: A literature review was carried out by searching the National Library of Medicine and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences databases in Portuguese, English and Spanish. The articles found went through a five-step selection process until reaching the data grouping. Results: Seven articles were selected. From the content analysis, three themes emerged: participation barriers; Participation facilitators; Adaptation experiences and strategies. Conclusion: There are more barriers that impede life experiences when compared to facilitating elements. Among the barriers are fatigue and pain, discrimination, limited motor skills and lack of accessibility. Facilitators are the few adapted environments, support from parents and friends, and the use of assistive walking devices. |
Palavras-chave: | Adolescentes Paralisia cerebral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2840 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Fisioterapia |
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