PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Jainara Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-14T20:39:53Z-
dc.date.available2021-12-14T20:39:53Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2840-
dc.description.abstractAims: to analyze the reports of adolescents and young adults with cerebral palsy in order to identify barriers and facilitating elements of participation based on previously published studies. Method: A literature review was carried out by searching the National Library of Medicine and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences databases in Portuguese, English and Spanish. The articles found went through a five-step selection process until reaching the data grouping. Results: Seven articles were selected. From the content analysis, three themes emerged: participation barriers; Participation facilitators; Adaptation experiences and strategies. Conclusion: There are more barriers that impede life experiences when compared to facilitating elements. Among the barriers are fatigue and pain, discrimination, limited motor skills and lack of accessibility. Facilitators are the few adapted environments, support from parents and friends, and the use of assistive walking devices.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationPrópriospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.titleExperiências de vida de adolescente e adultos jovens com paralisia cerebral: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sandoval, Renato Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959559387942948pt_BR
dc.contributor.referee1Sorto, Bruna Peccatiello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2065100078803808pt_BR
dc.contributor.referee2Jordão, Giovana Loiola de Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505218278465835pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: analisar o relato de adolescentes e jovens adultos com paralisia cerebral com a fim de identificar as barreiras e elementos facilitadores de participação a partir de estudos já publicados. Método: Foi realizada uma revisão de literatura através da busca nas bases de dados National Library of Medicine e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde nos idiomas português, inglês e espanhol. Os artigos encontrados passaram por um processo de seleção de cinco etapas até chegar ao agrupamento de dados. Resultados: Foram selecionados sete artigos. A partir da análise de conteúdo emergiram três temas: barreiras de participação; Facilitadores de participação; Vivências e estratégias de adaptação. Conclusão: Existem mais barreiras que impedem as experiências de vida quando comparado aos elementos facilitadores. Entre as barreiras estão a fadiga e dor, discriminação, limitação do quadro motor e falta de acessibilidade. Os facilitadores são os poucos ambientes adaptados, apoio de pais e amigos e o uso de dispositivos auxiliares de marcha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Jainara final.pdf162,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador