Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Braga, Jainara Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T20:39:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T20:39:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2840 | - |
dc.description.abstract | Aims: to analyze the reports of adolescents and young adults with cerebral palsy in order to identify barriers and facilitating elements of participation based on previously published studies. Method: A literature review was carried out by searching the National Library of Medicine and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences databases in Portuguese, English and Spanish. The articles found went through a five-step selection process until reaching the data grouping. Results: Seven articles were selected. From the content analysis, three themes emerged: participation barriers; Participation facilitators; Adaptation experiences and strategies. Conclusion: There are more barriers that impede life experiences when compared to facilitating elements. Among the barriers are fatigue and pain, discrimination, limited motor skills and lack of accessibility. Facilitators are the few adapted environments, support from parents and friends, and the use of assistive walking devices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.relation | Próprios | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.title | Experiências de vida de adolescente e adultos jovens com paralisia cerebral: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sandoval, Renato Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0959559387942948 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sorto, Bruna Peccatiello | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2065100078803808 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jordão, Giovana Loiola de Farias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1505218278465835 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: analisar o relato de adolescentes e jovens adultos com paralisia cerebral com a fim de identificar as barreiras e elementos facilitadores de participação a partir de estudos já publicados. Método: Foi realizada uma revisão de literatura através da busca nas bases de dados National Library of Medicine e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde nos idiomas português, inglês e espanhol. Os artigos encontrados passaram por um processo de seleção de cinco etapas até chegar ao agrupamento de dados. Resultados: Foram selecionados sete artigos. A partir da análise de conteúdo emergiram três temas: barreiras de participação; Facilitadores de participação; Vivências e estratégias de adaptação. Conclusão: Existem mais barreiras que impedem as experiências de vida quando comparado aos elementos facilitadores. Entre as barreiras estão a fadiga e dor, discriminação, limitação do quadro motor e falta de acessibilidade. Os facilitadores são os poucos ambientes adaptados, apoio de pais e amigos e o uso de dispositivos auxiliares de marcha. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Artigo Jainara final.pdf | 162,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador