PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2774
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ioga sobre a qualidade de vida de mulheres pós cirúrgia de câncer de mama
Autor(es): Oliveira, Juliana Watanabe
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Alcântara, Lívia Andreza de Macêdo Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Cascalho, Lorena de Andrade
Resumo: Por ser considerada uma das principais causas de morte feminina no mundo, o câncer de mama possui tratamentos agressivos. As consequências desses tratamentos são muitas, mas as principais são a perda de funcionalidade do membro afetado e o agravamento emocional que repercutem negativamente na imagem corporal. A ioga é uma intervenção interassante porque, além de melhorar a condição fisica, melhora a fadiga e o psicológico também. Objetivo: O objetivo é investigar as caracteristicas epidemiológicas de mulheres submetidas à cirurgia de câncer mama e analisar o impacto da ioga na qualidade de vida das mulheres após cirurgia de câncer de mama. Metodologia: A busca foi realizada nos meses de fevereiro de 2021 a novembro de 2021, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e nas bases de dados PubMed. Foram considerados os últimos 15 anos (2006 a 2021). A busca foi realizada utilizando as palavras chaves qualidade de vida, câncer de mama e ioga, sendo esses descritores indexados no sistema de descritores em Ciência da Saúde (decs). Para artigos publicados em inglês, os termos utilizados foram Quality of life, breast cancer and ioga. Resultados: Foram encontrados 7 estudos. A maioria das mulheres têm entre 40 e 67 anos. Os estudos analisados relataram melhoras significativas nos domínios da qualidade de vida após a intervenção da ioga nas mulheres após cirurgia de câncer de mama. Conclusão: Conclui-se que todos os domínios foram significativos na melhora da qualidade de vida, com maior efetividade no aspecto emocional, funcional e físico.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Quality of life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2774
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 Juliana.pdf272,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador