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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2717
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atuação do profissional de educação física na prevenção do afogamento: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Barbosa, Natália Ferreira |
Primeiro Orientador: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Prudente, Paulo Adriano Naves |
Resumo: | A variedade de opções de atividades recreativas aquáticas no Brasil tornou-se um importante fator de risco para o afogamento, principalmente entre crianças e jovens. O número de óbito por afogamento chegou a 5.627 casos ao ano. A educação aquática vem sendo considerada como uma importante intervenção na prevenção dessa causa. Objetivo: Investigar e analisar as produções científicas a respeito da atuação do profissional de educação física na prática da natação como fator preventivo do afogamento. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa com revisão integrativa da literatura. Foram selecionadas, criteriosamente, produções científicas dos últimos cinco anos nas bases de dados da PubMed e Periódicos CAPES, a partir de palavras chaves que melhor descreviam o tema a ser analisado. Foram selecionados onze estudos do tipo revisão sistemática e integrativa, ensaios clínicos e estudos observacionais. Resultados: Foram encontrados diversos fatores importantes a serem considerados na prevenção do afogamento, como a capacidade de percepção de habilidade aquática dos indivíduos, a atuação dos pais, o tipo de nado, o ambiente aquático, grupos de risco e a verificação da eficácia de programas aquáticos. Conclusão: Apesar da diversidade, observou-se que são escassos os estudos que empregam métodos rigorosos e com altos níveis de evidência para avaliar o impacto das intervenções destinadas a reduzir o afogamento. No entanto, observou-se uma influência positiva da atuação do profissional de educação física sobre a prevenção do afogamento de crianças jovens. |
Abstract: | The variety of options for aquatic recreational activities in Brazil has become an important risk factor for drowning, especially among children and young people. The number of deaths from drowning reached 5,627 cases per year. Aquatic education has been considered as an important intervention in preventing this cause. Objective: To investigate and analyze scientific productions regarding the role of physical education professionals in swimming as a preventive factor for drowning. Methodology: A research was carried out with an integrative literature review. Scientific productions from the last five years were carefully selected in the databases of PubMed and CAPES Periodicals, based on key words that best described the topic to be analyzed. Eleven systematic and integrative review studies, clinical trials and observational studies were selected. Results: Several important factors were found to be considered in the prevention of drowning, such as the individuals' ability to perceive water ability, the parents' performance, the type of swimming, the aquatic environment, risk groups and the verification of the effectiveness of programs aquatic. Conclusion: Despite the diversity, it was observed that there are few studies that use rigorous methods and with high levels of evidence to assess the impact of interventions aimed at reducing drowning. However, there was a positive influence of the performance of physical education professionals on the prevention of drowning in young children. |
Palavras-chave: | Afogamento Natação Educação aquática Segurança aquática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2717 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
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