PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2668
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prescrição e aplicação de treino para idosos durante a pandemia 2020/2021
Título(s) alternativo(s): Prescription and application of training for the elderly during the pandemic 2020/2021
Autor(es): Teixeira Neto, Antônio Mario
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Maria Zita
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a prescrição e aplicação de treino para idosos durante a pandemia 2020/2021. Abrangendo desde seus conceitos, caraterísticas, controle de variáveis e materiais identificando o quanto o profissional se sente preparado para realizar o atendimento a idosos, descrevendo o índice de participação do idoso, na prática do exercício físico. Método: Foram convidados 61 colaboradores que atuam na área treinamento funcional e\ou treinamento personalizado com idoso, destes 61 convidados 18 aceitaram responder o questionário. Resultados: Mediante as informações prestadas pelos colaboradores, percebe-se que há comprometimento do profissional com o aluno, não se extinguindo por questões pessoais ou pela proibição de interação social, com a criação ou adaptação de comunicação para que se realize o acompanhamento durante quarentena. Conclusão: Porém no meio social existe um consenso, de que ainda existe a necessidade do isolamento de idosos no período de pandemia. Contudo, há necessidade de incentivar os idosos a realizarem a prática de exercícios físicos domiciliares para evitar complicações advindas do próprio processo de envelhecimento físico e psicossocial, tornando-o autônomo e independente à realização das atividades de vida a diária.
Abstract: El objetivo de este trabajo fue investigar la prescripción y aplicación de la formación a las personas mayores durante la pandemia 2020/2021. Abarcando desde sus conceptos, características, control de variables y materiales, identificando hasta qué punto el profesional se siente preparado para brindar cuidados a las personas mayores, describiendo la tasa de participación de las personas mayores en la práctica de ejercicio físico. Se invitó a 61 empleados que laboran en el área de formación funcional y / o formación personalizada para la tercera edad, de los cuales 61 fueron invitados, 18 aceptaron responder al cuestionario. A través de la información brindada por los empleados, se advierte que existe un compromiso del profesional con el alumno, no extinguiéndose por motivos personales o por la prohibición de interacción social, con la creación o adecuación de la comunicación para que el seguimiento se realice durante la cuarentena. , pero en el medio Existe un consenso de que todavía existe la necesidad de aislar a los ancianos durante el período de la pandemia. Sin embargo, existe la necesidad de incentivar a las personas mayores a que realicen ejercicio físico en casa para evitar complicaciones derivadas del propio proceso de envejecimiento físico y psicosocial, haciéndolos autónomos e independientes en la realización de las actividades diarias.
Palavras-chave: Covid-19
Prescrição de exercícios físicos
Idoso
Prescripción de ejercicios físicos
Ancianos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2668
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
versão RAG antonio mario.pdf622,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador