PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2632
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do laser Erbium YAG na síndrome geniturinária da menopausa: revisão de literatura
Autor(es): Silva, Axilei Amancio da
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Silvia Maria Costa
Resumo: Introdução: A Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGM) apresenta uma variedade de sintomas genitais e sexuais devido a diminuição dos níveis dos hormônios sexuais, em especial o estrogênio. O tratamento dos sintomas da SGM envolve as terapias hormonais, procedimentos cirúrgicos e a fisioterapia com os exercícios perineais e o tratamento com laserterapia. O tratamento com laser Erbium YAG é um método minimamente invasivo, não ablativo com curto período de recuperação. Objetivo: Verificar a segurança e a eficácia do tratamento com o laser Erbium YAG em mulheres com SGM. Métodos: Revisão de literatura realizada nas bases de dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), no United States National Library of Medicine (PubMED), e por fim, realizou-se a busca ativa, analisando artigos encontrados nas referências dos estudos selecionados. Resultados: Foram selecionados 10 estudos, em que se empregaram 10 tipos de instrumentos de avaliação diferentes, sendo 3 equipamentos utilizados com diferentes tipos de protocolos. Em suma, houve uma melhora significativa nos sintomas de secura vaginal e dispareunia, em relação a aparência da mucosa vaginal evidenciou melhoras na elasticidade, pH, corrimento vaginal, integridade e umidade da mucosa vaginal e melhora na função sexual das mulheres com SGM. Conclusão: O tratamento com o laser Erbium YAG é seguro, pois, não apresentou efeitos colaterais nas participantes dos estudos; é eficaz, visto que houve melhora nos sintomas avaliados, que permaneceram por até 24 meses durante o acompanhamento; além dos efeitos positivos na função sexual, uma vez que as mulheres apresentaram uma melhora no desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor, após o tratamento.
Palavras-chave: Dispareunia
Terapia a laser
Pós-menopausa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2632
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_axilei_amancio.pdf275,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador