PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de viabilidade econômica de uma nova empresa de jogos virtuais
Autor(es): Gontijo, Marcelo Augusto Castilho
Primeiro Orientador: Galera, Juliana Schmidt
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Santiago Meireles
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Elódia Teodoro Valadão de
Resumo: O objetivo deste estudo foi fazer a análise de viabilidade econômica em conjunto com as cinco forças de Porter para auxiliar a tomada de decisão para abertura de uma empresa de jogos virtuais, o Ragnarok Online, assim prevendo um futuro lucro ou prejuízo do negócio antes de sua abertura. Inicialmente foi realizado uma análise do negócio utilizando as cinco forças de Porter para poder adequar as receitas de empresas similares no projeto atual. A análise qualitativa foi focada na adequação das receitas, analisando assim o cenário atual do Ragnarok Online no Brasil. O fluxo de caixa foi feito a partir das receitas abordadas anteriormente, levantando posteriormente os gastos. Após a finalização do fluxo de caixa, foi feito uma análise dos principais indicadores VPL, IL, PBD e TIR. A seguir, foi realizado uma análise de sensibilidade para identificar o quão estável é o projeto financeiramente em relação ao VPL (principal indicador econômico de um projeto) oscilando as receitas, gastos e a TMA em 15%, 30% e 45% para mais e para menos, cada um. Obteve-se um VPL de R$76.537,02, IL de R$4,08, PBD em 13,38 meses e a TIR de 9,22% ao mês a uma TMA de 1,53%. O projeto apresentou-se totalmente viável por seus indicadores, até mesmo perante a análise de sensibilidade. A inviabilidade foi observada apenas em um cenário, quando considerado uma redução nas receitas em 45%, os demais cenários apresentam resultados econômicos positivos indicando que a empresa é viável economicamente.
Palavras-chave: Ragnarok online
Fluxo de caixa
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2_MARCELO_JULIANA.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador